Investimento de 500 mil euros resolve falta de água em Carregosa

Data: 21/05/2010
Investimento acaba com a insuficiência de água na freguesia de Carregosa

A sociedade «Águas do Douro e Paiva» é, a partir de hoje, a entidade responsável pelo abastecimento de água a Carregosa, uma freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis que, ao longo de duas décadas, se debateu com dificuldades no fornecimento e qualidade da água.

O problema ficou resolvido esta manhã com a entrada em funcionamento da adutora entre Escariz e o reservatório de Carregosa, um investimento de 413 mil euros assumido pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP).

Segundo Hermínio Loureiro, presidente do município, «a obra vem melhorar a qualidade de vida dos habitantes da freguesia, colocando um ponto final nas situações difíceis que a população vivia todos os anos no pico do Verão».

A intervenção envolveu a construção de uma adutora com 2,5 quilómetros e dotada com rede de telegestão e ainda a remodelação do reservatório, financiada em 55 mil euros pela autarquia.

O depósito foi dotado com posto de recloragem tendo sido ainda instalados automatismos de controlo e gestão que permitem gerir o abastecimento de forma automática e mais eficiente.

O abastecimento de água a Carregosa era assegurado por captações antigas e insuficientes para corresponder aos consumos actuais apesar de sucessivos investimentos da autarquia.

«Infelizmente esta era uma zona do concelho onde, nos picos do Verão, havia muitas dificuldades de abastecimento, obrigando à afectação de outros meios para a distribuição de água», afirmou o autarca, mostrando-se satisfeito pela «abertura das Águas do Douro e Paiva para que esta mais valia para a freguesia de Carregosa fosse concretizada».

«Em parceria tudo se torna mais fácil para resolver os problemas das populações», disse, destacando a «opção estratégica» do município em aderir á entidade responsável pelo abastecimento de água ao sul da área do Grande Porto.

«Este investimento é mais passo importante para o desígnio estratégico da autarquia para os próximos quatro anos que é dotar o concelho, a cem por cento, com as redes de saneamento e abastecimento de água», afirmou Hermínio Loureiro, garantindo que, apesar da crise económica do país, «o município saberá encontrar os melhores parceiros e as melhores soluções para atingir esse objectivo».

Para Silva Carvalho, da Administração da AdDP, o abastecimento a Carregosa «constitui mais um passo na missão da empresa que é levar às pessoas água com qualidade e em quantidade».

A rede de água da freguesia, sob a gestão da ADP, serve actualmente 3 500 consumidores.

No âmbito da parceria com a AdDP serão executadas no futuro, as adutoras que reforçarão o caudal a uma parte da cidade de Oliveira de Azeméis e à freguesia do Pinheiro da Bemposta.

A empresa investiu já no concelho cerca de quatro milhões de euros na construção de infra-estruturas, com destaque para as condutas Arrifana-Cucujães, Milheirós de Poiares-Cesar e Cucujães-Loureiro.

Criada em Maio de 1995, a Sociedade Águas do Douro e Paiva tem como objectivo a exploração e gestão do sistema multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água à área sul do Grande Porto até ao ano 2026.

O Sistema Multimunicipal abrange 1,7 milhões de habitantes dos municípios de Oliveira de Azeméis, Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.