La Salette em Festa

Data: 19/06/2015

Entre os dias 02 e 10 de agosto, realizam-se as festas em honra de Nossa Senhora de La Salette, este ano, com o cheirinho da Volta a Portugal, no Parque de La Salette.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa das Festas, Hermínio Loureiro referiu que «o parque vai continuar a receber aquela que é a tradição religiosa mais importante da beira litoral».

«Este ano, com a inclusão do concerto da Volta com os Expensive Soul, banda reconhecida além-fronteiras, proporcionaremos a inclusão de maior diversidade cultural e desportiva, permitindo chegar a todo o tipo de públicos», refere o autarca. A inclusão do concerto da volta na programação das festas, permite «captar mais atenções para as festividades e abranger um público mais alargado», afirmou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

O desporto está em força em Oliveira de Azeméis e as diferentes modalidades que irão enriquecer o programa das festas são prova do esforço desenvolvido em conjunto com a comissão de festas.

Hermínio Loureiro relembra que «a requalificação do parque de La Salette permitiu que mais modalidades chegassem ao parque nos diversos eventos que ali acontecem ao longo do ano, são exemplo disso a zumba, goes swimming (piscina), atletismo, ciclismo, caminhadas, entre outros».

Para além da melhor utilização dos novos espaços também foram criados outros de especial relevância e necessidade, dos quais, o recente parque para autocaravanistas, que segundo Hermínio Loureiro «vem criar uma mais-valia ao pulmão da cidade e um atrativo para quem nos visita».

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, a comissão de festas deixou mais uma marca no parque secular, concluindo o murete contíguo ao parque de merendas.

«O cartaz apresenta uma programação de qualidade, intergeracional e que marca a diferença nas romarias populares da nossa zona», concluiu o presidente da câmara municipal. Referiu também que a câmara municipal, à semelhança dos anos anteriores, vai disponibilizar uma «almofada financeira» que servirá de recurso caso o peditório não seja suficiente para assegurar o cartaz das festas.

Jorge Coelho, líder da comissão de festas, refere que «pretendemos continuar o peditório e concentrar todos os nossos esforços na organização de umas festas bonitas e do agrado de todos, evitando recorrer à almofada financeira disponibilizada para o efeito».

Assim, no dia 02, pelas 21h00, acontece a procissão de velas que levará a imagem da Nossa Senhora do parque até à igreja matriz.

No dia 03, às 22h00, será a vez do grupo musical «Os Tarantinos» atuar no palco principal.

No dia seguinte, terça-feira, o rock sobe ao palco através das bandas «Os Paradigma», «Os Omega» e «Expensive Soul», sendo esta última a banda que faz parte do tour da Volta a Portugal.

A banda «Europa» anima o dia 05 e o grupo «Fado ao Centro», no dia 06, às 22h00, estará nas escadas da capela de Nossa Senhora da La Salette.

Adriana Lua, a atração das Festas, chega no dia 07, às 23h00, precedido da atuação dos cantores «Michael e Steven».

“Adriana” é o nome do álbum de estreia desta cantora, no nosso país, a oportunidade de Portugal descobrir a voz quente e sensual que pela persistência, vontade e qualidade venceu no Brasil.

As Festas contam também com uma mostra e venda de artesanato e no Parque de Eventos está programada a Noite da Juventude (dia 08), a partir das 24h00. O dj Fernando Alvim e Diana Cohen são os artistas da noite. Ainda neste dia, é possível assistir ao festival folclórico (21h30m) e ao desfile pelas ruas pedonais da cidade (9h30m).

No domingo é dia de Missa Solene, arruada das bandas de música e o ponto alto do dia acontece às 18h com a procissão de triunfo acompanhada da fanfarra dos bombeiros voluntários de oliveira de azeméis.

No último dia de festividades, o parque está preparado para receber as pessoas que quiserem passar a tarde de merendas, assistir ao zumba solidário e ao grupo “Olhos D’água”.