Mega freguesia de Oliveira de Azeméis em análise

Data: 26/03/2014

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, desafiou o movimento associativo a envolver-se ativamente na procura de “soluções conjuntas”, tão necessárias na atual conjuntura para o desenvolvimento dos territórios.

“É importante preparar o futuro e, para tal, devemos estimular uma reflexão conjunta entre os diversos agentes associativos – ligados às mais diferentes áreas de intervenção – com o objetivo de ser encontrado o melhor caminho a seguir”, afirmou.

Hermínio Loureiro participou esta terça-feira nas Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local, uma iniciativa que acontece no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM).

“Não posso deixar de enaltecer o registo de proximidade da ADRITEM ao dinamizar estas ações descentralizadas que congregam diversas sensibilidades”, salientou.

A sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, procurou identificar os problemas e as potencialidades da União de freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, visando “definir as linhas estratégicas do seu plano de desenvolvimento para 2014-2020”.

Território à lupa

No tema “Agricultura, Ambiente e Recursos Naturais” falou-se da necessidade de um Plano Florestal Municipal que privilegie as espécies autóctones e controle a produção eucaliptal, assim como da promoção de acções de sensibilização e informação para a comunidade sobre estas temáticas ambientais, envolvendo as famílias, empresas e população em geral. A limpeza dos rios desde a sua nascente e respectiva monitorização deve ser tida em linha de conta no futuro.

Aproveitar as sinergias resultantes da União de freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail - designadamente ao nível das estruturas e equipamentos comuns – foi uma das conclusões do grupo “Emprego e Capital Humano”, que defendeu medidas que promovam os Incentivos à responsabilidade social das empresas, formação profissional específica para licenciados e uma maior proximidade entre a escola e o meio empresarial.

No tema “Terceiro Sector e Inclusão Social” aludiu-se ao facto de ser necessário efectuar um trabalho de gestão diária/financeira e de mentalidades nas pessoas carenciadas, salientando-se ainda a escassez de infra-estruturas em termos sociais (sobretudo nas periferias) e a importância do estabelecimento de parcerias entre as diferentes instituições existentes.

Valorizar o espaço incluído nos “Caminhos de Santiago” – criando-se inclusive novos albergues -, promover rotas que potenciem o património e a conservação das tradições, introduzindo-se elementos de modernidade, foram os destaques da temática “Cultura e Património”.

Os trabalhos sobre “Economia e Competitividade” chamaram a atenção para uma melhor dinâmica associativa empresarial do território, dinamização do comércio tradicional e de proximidade, aposta permanente na inovação e melhorar o ensino profissional.

A ADRITEM contou na organização com a parceria do Município de Oliveira de Azeméis, da União de freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail e com uma prova de produtos tradicionais de Ul e sopa servida pelo restaurante “Brasão de Azeméis”.