Município suíço visita e contacta com realidade oliveirense

Data: 11/10/2010
Comitiva do município suiço de Romont foi recebida pelo executivo de Oliveira de Azeméis

O presidente do município suíço de Romont, que integra um oliveirense radicado há 26 anos naquele país, foi recebido, esta manhã, pela autarquia.

A comitiva está de visita ao concelho e à região cumprindo um calendário que inclui visitas a empresas e um programa social.

«É gratificante e uma prática do município receber e homenagear todos aqueles que levam o nome de Oliveira de Azeméis a outros pontos do mundo ajudando a aumentar o prestígio do concelho», disse Hermínio Loureiro, referindo-se a António Godinho, um oliveirense natural da freguesia de Pindelo e eleito para o executivo do município de Romont.

«Temos sempre um oliveirense espalhado pelo mundo e isso reflecte o espírito empreendedor e a coragem que caracterizam a população», afirmou o autarca.

Hermínio Loureiro sublinhou ainda a preocupação da autarquia na «criação de condições que fomentem a fixação dos oliveirenses e dos cidadãos de outras regiões do mundo».

«Temos um concelho com forte vocação exportadora, com uma preocupação ao nível da educação, área onde se inclui a construção da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), da Universidade de Aveiro», acrescentou.

Os membros da autarquia suíça foram ainda recebidos na sede da junta de freguesia de Pindelo, numa sessão animada com as músicas e cantares do grupo «Contradições».

A vila Romont, à qual preside Roger Brodard, tem 4 600 habitantes, dos quais cerca de 800 são portugueses, apresentando uma indústria forte no sector vidreiro.

Romont está situada no cantão de Friburgo, distrito de Glanê, na parte ocidental da Suíça.

• A comitiva suiça do município de Romont  representada, à direita, pelo «maire» Roger Brodard e pelo oliveirense António Godinho
  • Presidente do município suiço na troca de lembranças com o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro
  • Vista panorâmica da vila de Romont