Município vai integrar entidade ligada à competitividade dos moldes

Data: 20/09/2010
Oiveira de Azeméis quer manter-se na frente da inovação e competitividade no sector dos moldes, integrando para isso a associação «PoolNet»

O município de Oliveira de Azeméis solicitou hoje, na abertura da Semana dos Moldes, a adesão à Associação «PoolNet», entidade que gere o «Pólo de Competitividade Engineering&Tooling» que tem por missão concretizar o Plano Estratégico para a indústria portuguesa de moldes e ferramentas especiais.

«A autarquia pretende dar o seu contributo ao importante sector dos moldes, auxiliando nas suas principais linhas estratégicas», afirmou Hermínio Loureiro, justificando o pedido de adesão da autarquia ao organismo criado em 13 de Outubro de 2008.

A PoolNet pretende reforçar a visibilidade e posicionamento estratégico da indústria portuguesa no mercado global através do registo e valorização da marca colectiva «Engineering&Tooling From Portugal».

Na abertura da iniciativa, o autarca destacou a importância do sector para a economia do país e a competitividade que caracteriza os moldes portugueses.

«Somos dos melhores entre os melhores», disse Hermínio Loureiro, considerando que «se todas as indústrias fossem como a dos moldes seguramente Portugal seria um país mais desenvolvido, mais equilibrado e ainda mais competitivo».

Segundo o autarca, o reforço da imagem económica do país no contexto internacional está ligado à «forte vocação exportadora» relacionada com a indústria dos moldes.

«No mundo haverá poucos países e poucas empresas a trabalhar com a qualidade que as indústrias de moldes trabalham», disse, reforçando que «essa posição é fruto da aposta na formação que permite elevados níveis de produtividade».

«Nos moldes somos líderes mundiais mas não podemos cruzar os braços e, por essa razão, temos de procurar sempre melhorar e apostar na investigação e no desenvolvimento continuando a aproximar o sector das universidades», disse.

«Há que estar atento e olhar para áreas importantes como as dos componentes e preço, nunca prescindindo da inovação e da procura de novos mercados», adiantou o autarca de Oliveira de Azeméis, concelho onde o sector dos moldes lidera a lista dos maiores empregadores.

«Nunca podemos deixar de olhar para a vocação exportadora da indústria dos moldes sendo necessário trabalhar em parceria pois juntos somos mais fortes e mais respeitados», sustentou.

Leonel Costa, presidente da Cefamol, defendeu que a aposta no conhecimento é a «chave» para a estratégia de Portugal se afirmar, no sector dos moldes, como uma «grande referência mundial de alta precisão e de qualidade».

Segundo Joaquim Meneses, presidente do Centimfe, a Semana dos Moldes 2010 assume-se como «uma iniciativa importante para dar continuidade ao Plano Estratégico para os moldes».

«É importante o sector continuar a investir na investigação», defendeu.

A Semana dos Moldes – uma organização Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol), Centro Tecnológico da Indústria de Moldes (Centimfe) e PoolNet – arrancou esta tarde, em simultâneo nas cidades de Oliveira de Azeméis e Marinha Grande.

• Abertura da Semana dos Moldes 2010 decorreu na biblioteca municipal Ferreira de Castro
  • Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, intervindo na abertura da Semana dos Moldes 2010
  • Participantes na sessão inaugural da Semana dos Moldes
  • Abertura simultânea, por videoconferência, da semana dos Moldes em Oliveira de Azeméis e na Marinha Grande