Natal na cidade com muito brilho apesar da contenção

Data: 22/11/2010
Iluminação pelas principais ruas dão brilho à cidade até ao dia oito de Janeiro de 2011

Um Natal animado e diversificado, marcado pela alegria e pela solidariedade, é a proposta que a Câmara de Oliveira de Azeméis tem para oferecer aos oliveirenses e às pessoas que visitarem a cidade na época natalícia.

Já a partir das 18h00 desta sexta-feira as ruas centrais ganharão mais cor quando for ligada a iluminação de Natal. A partir desse dia, e até oito de Janeiro de 2011, segue-se um conjunto de actividades de Natal direccionadas para as crianças e para a dinamização do comércio tradicional.

«Queremos proporcionar aos oliveirenses um Natal animado, com uma programação diversificada mas sem esquecer a necessária redução de custos», afirmou o presidente do município na apresentação do programa de animação.

O autarca exemplificou a contenção de despesas este ano com a redução, em 20%, dos custos da iluminação em relação a 2009. «Mesmo com essa diminuição procurámos alargar a iluminação ao maior número de ruas», disse Hermínio Loureiro.

«Vamos comemorar a época com contenção mas com o mesmo espírito natalício dispondo de um programa abrangente do ponto de vista geracional», explicou.

As acções são promovidas em parceria com a UAC (Associação de Unidade de Acompanhamento e Coordenação do Centro Urbano) e a Associação Comercial de Oliveira de Azeméis, entidades que Hermínio Loureiro considera ser os «parceiros certos para a realização deste tipo de eventos, além das associações e da comunidade escolar».

O programa de animação terá actividades descentralizadas por vários espaços da cidade: Praça da Cidade, jardim público, Largo da República, cine-teatro Caracas, espaços desportivos da GEDAZ, centro lúdico e biblioteca municipal Ferreira de Castro.

«O programa procura criar razões para que os visitantes comprem na cidade de Oliveira de Azeméis, por essa razão teremos acções em vários locais indo de encontro à pretensão do comércio local», afirmou Hermínio Loureiro.

A autarquia quer tornar o Natal deste ano mais solidário apelando às crianças e aos pais para a doação de brinquedos e outros produtos, na casa do Pai natal ou nos stands que algumas associações vão ter no jardim público.

A chegada do Pai Natal, momento tão esperado pelas crianças ao qual não faltará neve e animadores, é a quatro de Dezembro, às 15h00, no Largo da República onde, até 25 de Dezembro, entre as 10h00 e as 19h00, funcionará a Casa do Pai Natal, proporcionando aos mais pequenos histórias de encanto.

Direccionado também para as crianças funcionará, de quatro a 24 de Dezembro, dois carrosséis infantis, um na Praça da Cidade e outro no jardim municipal. Outra alternativa para oferecer às crianças é uma viagem de comboio que até cinco de Janeiro de 2010 circulará pelas ruas centrais da cidade.

As escolhas infantis são muitas com o leque de actividades oferecidas pelo Centro Lúdico no âmbito do projecto «Natal em Jogo». Também a empresa municipal GEDAZ e a biblioteca municipal Ferreira de Castro dispõem de actividades neste período.

No plano musical destaca-se espectáculos e concertos de Natal: «Jingle Bells Rock», com os Lucky Duckys, o recital «Celebrando o Natal», o Encontro de Coros, com a Orquestra de Sopros da escola secundária Ferreira de Castro, o III Festival «Canção de Natal Sénior», a actuação do grupo de gospel «Universo coral» e o concerto de Ano Novo.

No jardim público estará patente um presépio em tamanho real e pelas ruas Bento Carqueja e António Alegria os visitantes podem apreciar a IV Mostra de Árvores de Natal.

A V Feira de Natal, a realizar no mercado municipal, e o III Concurso de Presépios integram, também, o programa natalício.

• O carrossel infantil é uma das atracções de Natal destinadas ao público mais novo
  • A Casa do Pai Natal, no Largo da República, vai levar a magia do Natal às crianças
  • A V Feira de Natal é uma oportunidade para se adquirir uma prenda de Natal para oferecer
  • O comboio de Natal vai percorrer as ruas centrais de Oliveira de Azeméis entre os dias quatro de Dezembro e seis de Janeiro de 2011