Novo plano director municipal fica pronto em 2010

Data: 01/03/2010
Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, anunciou que a revisão do Plano Director Municipal ficará concluída em 2010
O novo Plano Director Municipal (PDM) da Câmara de Oliveira de Azeméis ficará concluído este ano, anunciou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

O autarca participou nos trabalhos da reunião da Comissão Mista de Coordenação onde o novo documento tem vindo a ser discutido e preparado antes de ser elaborada a proposta final.

«O novo PDM é fundamental para termos um centro urbano mais forte mas também para valorizarmos o nosso território introduzindo e reforçando dinâmicas nos sectores mais estratégicos», disse Hermínio Loureiro.

«O novo documento que queremos apresentar aos oliveirenses será um plano moderno com perspectivas de futuro onde se apontam os caminhos da qualificação, do reforço da competitividade do concelho e da sua afirmação num plano interno e externo», defende o autarca.

O município de Oliveira de Azeméis está localizado no distrito de Aveiro, fortemente industrializado, integrando, simultaneamente, a Área Metropolitana do Porto (AMP).

O autarca defende que esse factor não deve ser «um obstáculo mas uma oportunidade para o concelho» apresentando a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro como uma vantagem forte desse posicionamento.

A nível industrial o autarca tem ideias bem definidas sustentando ser importante «definir claramente quais são os seus espaços industriais» e fazer «a aposta na qualificação da população porque ela é essencial tendo em conta a perspectiva de crescimento e de futuro do município».

Outro dos vectores em que deve assentar o desenvolvimento preconizado na futura versão do PDM é, segundo Hermínio Loureiro, «uma gestão urbanística mais exigente».

«Entendemos que é preciso, atendendo às novas realidades, termos preocupações com a gestão e o crescimento urbanístico», refere, esperando que o documento seja «colocado em tempo útil, à discussão pública, para que os interessados possam apresentar sugestões e dar o seu contributo quanto à optimização de um instrumento de planeamento e gestão que se quer o mais moderno e o mais rigoroso possível».

Segundo o autarca, o novo PDM irá atender ainda à conclusão das redes pública de água e saneamento, ao «reforço da identidade municipal», à defesa da «estrutura ecológica nos corredores dos rios Antuã e Caima», à melhoria da rede viária, ao aumento do «relacionamento intermunicipal» e ao «reforço da «função central da cidade».

Hermínio Loureiro evidencia também a importância estratégica do «conhecimento e do ensino», traduzido na instalação do campo universitário da Universidade de Aveiro e nas sinergias da escola superior de enfermagem.

Em termos de identidade, o responsável autárquico defende a «valorização do território e de tudo o que diferencia o município dos restantes».
GALERIA DE SONS
  • Presidente da autarquia fala sobre o novo PDM