Oliveira de Azeméis concessiona redes de água e saneamento

Data: 07/09/2012

A exploração e gestão dos serviços de distribuição de água e da recolha, tratamento e rejeição de águas residuais de Oliveira de Azeméis foram concessionadas à empresa INDAQUA - Indústria e Gestão de Águas, S.A, anunciou hoje a autarquia presidida por Hermínio Loureiro.

Segundo o autarca, «a concessão, por um período de 30 anos, envolve a gestão, construção, beneficiação e o alargamento das duas redes com o objetivo de aumentar as atuais taxas de cobertura em todo o concelho, beneficiando a grande maioria da população».

Ao concurso limitado por prévia qualificação concorreu ainda o consórcio AQUAPOR – Serviços S.A. mas o júri decidiu manter a decisão do relatório preliminar da análise das propostas entregando a concessão à empresa INDAQUA.

«Finalmente, estamos em condições de avançar com as obras no terreno, cumprindo a promessa que fizemos quando assumimos a gestão do município», disse o autarca no final da última reunião do executivo onde foi aprovada a proposta mais vantajosa face à conjuntura financeira atual e ao montante do investimento em causa.

«Esta é uma decisão importante porque irá permitir avançarmos com um conjunto de obras nos próximos seis anos, dotando o concelho de infraestruturas fundamentais à qualidade de vida da população», explica o autarca eleito pelo PSD em 2009.

«Não podemos perder mais tempo com uma matéria tão importante para o município uma vez que as taxas atuais do abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais estão aquém das metas a que nos propusemos atingir», adiantou.

Segundo a proposta vencedora, as obras de expansão das redes serão executadas numa primeira fase incluindo a resolução das carências existentes, com destaque para a capacidade da recolha e tratamento de águas residuais e para a expansão dos sistemas de drenagem de esgotos e abastecimento de água.

A concessionária está obrigada ainda a realizar melhorias nos sistemas existentes e a proceder à sua monitorização aumentando, assim, a eficiência e a fiabilidade dos mesmos.

No que se refere ao financiamento da concessão, este será assegurado por capitais próprias da empresa INDAQUA e por «capitais alheios» podendo as obras ser ainda candidatadas ao Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN).