Oliveira de Azeméis distingue vencedores de prémio europeu de inovação

Data: 09/08/2011

A Câmara de Oliveira de Azeméis homenageia esta quarta-feira, às 18h00, dois estudantes do concelho que integraram a equipa vencedora do prémio europeu de inovação «Europe Enterprise Challenge 2011».

Os seis jovens, estudantes da Universidade do Porto, são os responsáveis pela criação de um projecto inovador de detecção de fogos florestais e de uma empresa, a FLICKS, que terá como missão fornecer uma vasta gama de aplicações em serviços avançados.

O projecto, no qual foi utilizado tecnologia de ponta, reduz substancialmente o tempo de detecção de incêndios através de um sistema integrado, composto por unidades de detecção autónoma que comunicam entre si e com centrais via wireless.

Esta é a primeira vez que uma equipa portuguesa vence a prestigiada competição internacional em empreendedorismo que reuniu projectos de universidades de Portugal, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Finlândia, Espanha, Roménia, Bulgária, Noruega e Holanda.

A final do prémio europeu de inovação realizou-se em Madrid e a equipa portuguesa, constituída por Bruno Brandão, Filipe Nascimento, Joana Santos, Rita Neto, Sérgio Tavares e Sofia Esteves, saiu vencedora do confronto com os 14 projectos apresentados a concurso.

A avaliação foi realizada por um júri de 13 elementos, gestores de grandes empresas do mercado europeu e internacional e o projecto foi reconhecido como a «Start-up Company of the Year» tendo recebido ainda o prémio «Intel Innovation Award».

A competição «JÁ-YE Europe Enterprise Challenge 2011» é organizada pela maior e mais antiga associação de empreendedorismo mundial, a «Junior Archievement».

A equipa vencedora, que integra dois oliveirenses, foi recentemente distinguida pelo Presidente da República pelo seu êxito empreendedor.

Os dois empreendedores oliveirenses (Bruno Teixeira e Sérgio Tavares) são homenageados amanhã pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

Bruno Teixeira frequenta o Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e exerce funções na Cimpor em Moçambique, com actividades relacionadas com o reporte operacional e financeiro, assim como assegura os mecanismos para a tomada de decisão por parte dos comités administrativos e executivos.

Pertenceu aos quadros da consultora «Price Waterhouse Coopers» que lhe permitiu interagir com alguns dos maiores grupos empresariais portugueses e internacionais. Frequentou o curso de Gestão da Faculdade de Economia do Porto.

Sérgio Tavares encontra-se a finalizar o doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas do Programa MIT- Portugal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e exerce a sua actividade no domínio da investigação científica relacionada com a aplicação de processos avançados de produção na indústria aeronáutica, focado em estruturas de aviões comerciais.

É licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Durante a sua formação passou por diferentes instituições na Alemanha, Itália e EUA incluindo empresas como a Airbus e universidades como o MIT. Publicou mais de uma dezena de artigos científicos.