• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Orçamento realista e de rigor aprovado sem votos contra

Data: 08/01/2010
Oliveira de Azeméis
Edifício dos Paços do Concelho
A Câmara de Oliveira de Azeméis vai regular a sua acção em 2010 com um orçamento de rigor e crescimento, adaptado às capacidades financeiras da autarquia.

O documento financeiro, de 37 milhões de euros, foi aprovado pela Assembleia Municipal sem votos contra e visa prosseguir a consolidação orçamental privilegiando, segundo o presidente do município, a «adopção do investimento em reformas estruturais» em prejuízo de «soluções extraordinárias e de curto prazo».

Hermínio Loureiro, para quem a responsabilidade será a «palavra-chave» da estratégia autárquica, o orçamento «é compatível com o desenvolvimento harmonioso do concelho e com a melhoria da qualidade de vida da população».

A acção do executivo para 2010 envolve investimentos em cinco áreas fundamentais, com particular destaque para a cobertura total, durante o próximo quadriénio, das redes públicas de abastecimento de água e saneamento.

Nesta área está prevista a concessão privada das duas redes que, segundo o autarca, «não implicará custos para o município, razão pela qual o Plano Plurianual de Investimentos 2010-2013 não apresenta projectos nesta matéria».

No Plano Estratégico de Ambiente sobressai ainda o projecto de requalificação das margens do rio Caima com reflexos no ordenamento florestal, despoluição das linhas de água e criação de percursos ambientais, culturais e de lazer.

O orçamento de «realismo» e de «rigor» estabelece a educação como área prioritária onde se evidencia o investimento de 5,6 milhões de euros destinado às instalações da Escola Superior Aveiro Norte, estrutura que contribuirá para o «prestígio de Oliveira de Azeméis» e «potenciar novas sinergias e oportunidades na esfera a educação e do emprego».

A requalificação do parque escolar e a construção de novos centros escolares são outras metas constantes do documento.

Não menos importante será o investimento nos sectores do ordenamento do território e reabilitação rural e urbana visando uma maior atractividade do concelho.

A área de acolhimento empresarial de Ul-Loureiro, num investimento de 10,5 milhões de euros, lidera o lote de projectos. «A criação desta infra-estrutura, pelas suas condições de localização, permitirá a captação de novos investidores e empresas com claras vantagens para o desenvolvimento da região e para o crescimento da empregabilidade», considera o presidente do município.

Segundo Hermínio Loureiro, o investimento implicará «a construção de novas infra-estruturas rodoviárias que irão melhorar a mobilidade inter-freguesias e as acessibilidades às vias consideradas estruturantes».

As preocupações estão viradas também para a modernização da zona industrial de Oliveira de Azeméis, regeneração urbana da cidade, melhoria das acessibilidades internas, construção do novo mercado municipal, centro coordenador de transportes, piscinas municipais de Cucujães e Cesar, execução do Plano Director Municipal, planos de urbanização da cidade e das zonas industriais, requalificação do parque de La-Salette e novo edifício dos Paços do Concelho.

O documento aprovado pela assembleia municipal dá primazia ainda às políticas sociais e à solidariedade entre a autarquia, freguesias, associações e colectividades.
No horizonte está também a promoção do concelho no contexto nacional através da aposta nas pessoas e recursos naturais e da institucionalização da marca «Azeméis».
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]