Pão de Ul, papas de S. Miguel e Vitela Assada são convite a comer fora no próximo fim de semana

Data: 06/03/2015
Fins de Semana Gastronómicos

Ao Pão de Ul, verdadeiro ex-libris oliveirense, juntam-se as Papas de S. Miguel e, para esta edição dos fins de semana Gastronómicos, a Vitela Assada no forno. Iguarias que 13 restaurantes de Oliveira de Azeméis vão servir a 13, 14 e 15 de março.

«Oliveira de Azeméis tem uma cultura gastronómica forte e, por essa razão, esta iniciativa deve ser aproveitada para a promovermos e, ao mesmo tempo, criarmos outros pólos de atração para que as pessoas nos visitem com mais frequência», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

«Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito dos Sabores de Azeméis, marca gastronómica de Oliveira de Azeméis, através da qual, a par da história e das tradições, queremos criar as condições para que os visitantes apreciarem a boa mesa e a boa disposição», observa Hermínio Loureiro.

Segundo o autarca, « o reforço de Oliveira de Azeméis como destino turístico ganha com esta iniciativa, bem como outras que temos procurado integrar, condições para nos afirmarmos como uma Terra de Culinária com orgulho. Titulo que a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) atribuiu a Oliveira de Azeméis e que nos permite valorizar e promover o património gastronómico do Concelho».

«Este evento é mais um excelente fator de promoção do património gastronómico do Concelho, envolvendo a Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL) e da Confraria das Papas de S. Miguel como parceiros de excelência», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

Além do pão de Ul e das papas de S. Miguel, este ano é oferecido ainda ao visitante a vitela assada no forno. A carne de vitela é um produto reconhecido e configurador de identidade própria à região do Entre Douro e Vouga, na qual se insere o município de Oliveira de Azeméis.

A vitela assada tradicional, na qual se salienta a nobreza da carne aliada ao sabor e saber de gerações passadas que legaram a este território esta iguaria, conta com uma preparação simples que assenta no uso de salsa, alho, azeite e colorau, e, antes da colocação da vitela ao forno (preferencialmente a lenha), a marinada de vinho branco e alho.

A acompanhar, o arroz de forno confecionado com uma calda rica de ossos de vitela e fumeiro de porco, e/ou batatas assadas no forno.

Para sobremesa, os doces de colher, com destaque para o creme queimado nesta edição, ainda a destacar a aletria, formigos, rabanadas de leite ou vinho, entre muitos outros em que o nosso concelho é pródigo.

Os «Fins de semana gastronómicos» pretendem promover a gastronomia tradicional como um dos setores da oferta turística, envolvendo cerca de mil restaurantes de 60 municípios na área da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A atividade surge da dinamização dos produtos estratégicos previstos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, no âmbito do qual foi definido o produto turístico «Gastronomia e Vinhos» para o Porto e Norte de Portugal como fator de salvaguarda da herança de tradições e origem dos produtos tradicionais.

Restaurantes participantes

Brasão de Azeméis