Perigos na estrada estiveram em foco no Dia da Proteção Civil

Data: 01/03/2013

Cerca de um milhar de jovens e seniores participaram nas diversas ações que se centraram hoje na praça da cidade, em Oliveira de Azeméis, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil.

«Com esta iniciativa pretendemos proporcionar à população um melhor conhecimento da Proteção Civil Municipal e dos seus agentes e também alertar para os riscos rodoviários promovendo uma atitude defensiva na condução», afirmou o vice-presidente da autarquia.

Segundo Ricardo Tavares, «a autarquia tem vindo a apostar fortemente no incentivo às escolas nesta vertente e na criação e dinamização dos seus Clubes de Proteção Civil», pelo que «a cultura de segurança deve começar desde tenra idade».

«Este foi um dia para brincar, mas acima de tudo para aprender», acrescentou.

As ações, dirigidas ao público em geral, incidiram este ano sob o tema «O cidadão: o primeiro agente de proteção civil».

Ao longo do dia foram distribuídos folhetos de informação e sensibilização dando conselhos úteis aos condutores e aos peões de como devem atuar na estrada e nas passadeiras.

Simulacros de capotamento, roadshows, demonstrações práticas de 1ª intervenção, técnicas de desencarceramento e suporte básico de vida, equipamentos de proteção e socorro, e a realização de uma exposição temática promovida pelas várias instituições que representam a comissão municipal de proteção civil, foram algumas das iniciativas que marcam presença neste dia.

O programa de comemorações contou com a participação da Comissão Municipal de Proteção Civil, designadamente da Guarda Nacional Republicana (GNR) nas suas diversas valências, dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e Fajões, da Cruz Vermelha Portuguesa (Cucujães), da Santa Casa da Misericórdia de OAZ, do Agrupamentos de Centros de Saúde Aveiro Norte e do Centro Hospitalar do EDV.

Para além destas instituições no desenvolvimento da campanha sobre segurança rodoviária colaboraram também o Automóvel Clube de Portugal (ACP), a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e a Formação Ativa de Condução, Lda.