Primeira ciclovia de Oliveira de Azeméis em fase de conclusão

Data: 24/08/2016
Primeira ciclovia de Oliveira de Azeméis em fase de conclusão

Iniciaram-se as obras da 2ª fase da primeira das 14 ciclovias que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis quer construir até 2020.

A 2ª fase da ciclovia, anunciada em Novembro de 2015, compreende a área entre o jardim Maria Adília Alegria e o pavilhão municipal António Costeira passando pela Rua General Humberto Delgado e pela Rua João Manuel Godinho de Sousa circundando toda a zona escolar e desportiva numa extensão de 1700 metros.

A intervenção em curso terá três pontos essenciais de intervenção: a pavimentação da Rua João Manuel Godinho de Sousa em perfil pedonal e ciclável com respetiva iluminação, a regeneração da rua general Humberto Delgado com substituição das árvores de um dos lados da rua, com colocação de novos postes de iluminação e a criação de duas travessias na Rua Arantes de Oliveira para o circuito pedonal e ciclável.

De forma a estar concluída antes do início das aulas foi dada prioridade à intervenção na rua General Humberto Delgado de forma a não perturbar o funcionamento da Escola Secundária Soares Basto. Nesta artéria, e porque as raízes das árvores provocaram ao longo dos anos grandes desníveis no passeio, nas guias e no pavimento da própria rua, optou-se pela sua substituição por novas espécies mais adequadas em caldeiras melhor dimensionadas. Ainda do lado da Escola Secundária Soares Basto serão colocados novos postes de iluminação com tecnologia led. A definição das intervenções a efectuar foi tomada depois de ter sido feita uma auscultação junto de moradores, comerciantes bem como elementos da comunidades escolar.

Oliveira de Azeméis encara as políticas de mobilidade como uma parte da solução para resolver as dificuldades de transportes alternativos na cidade indo também ao encontro daqueles que diariamente optam pelas caminhadas que passam a usufruir de circuitos mais seguros.

O executivo municipal planeia construir, no mínimo, um troço de ciclovia por ano, privilegiando a ligação entre os principais equipamentos da cidade.

Em paralelo, e para potenciar a rede de ciclovias, está a ser implementado um sistema de partilha de bicicletas, composto por 20 veículos – as Biclaz (bicicletas urbanas com auxílio elétrico) que se encontram já a circular em fase de testes.

Cada parque poderá ter até dez bicicletas. Um parque será próximo do edifício dos Paços do Concelho - Largo da República, outro será junto à Loja Interativa de Turismo, na Praça da Cidade, e outro ainda junto às piscinas municipais.