Serviço de Informação ao Consumidor (SIAC)

Data: 08/04/2015

Num mundo cada vez mais tecnológico e com índices de consumo cada vez mais elevados, a informação e os esclarecimentos prestados aos consumidores, para que possam, escolher em consciência, têm uma importância fundamental.

Atenta aos novos indicadores e consciente desta realidade, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disponibiliza aos oliveirenses, desde 2010 (em 2011 as instalações fixaram-se no Mercado Municipal), um Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor (SIAC). A importância crescente que este equipamento tem conquistado pode constatar-se nos números de atendimento registados.

Em 2014 as reclamações e os pedidos de informações superaram os 1400, um número nunca antes alcançado.

Ainda em 2014, a autarquia reforçou este serviço com a adesão à Rede de Apoio ao Consumidor endividado, destinado a um problema específico.

São apenas 21 as delegações desta rede em todo o país, 3 delas no Distrito de Aveiro, nomeadamente em Oliveira de Azeméis.

Desde simples atos de comércio (garantias), passando por processos mais complexos do sector da banca ou seguros, os “dilemas” dos serviços públicos essenciais ou das vendas à distância (de que se destacam as operadoras de telecomunicações), compras eletrónicas, devolução de caução de serviços públicos essenciais, arrendamento Urbano, pedidos e reclamações da taxa moderadora dos serviços de saúde, de tudo um pouco tem sido alvo de intervenção destes Serviços.