Trabalho da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria reconhecido

Data: 19/09/2010
Autarcas do passado juntaram-se aos actuais responsáveis da AMTSM

O desenvolvimento das regiões passa no futuro pelo associativismo intermunicipal, defendeu hoje o presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), Hermínio Loureiro. «A forma de resolver e de ultrapassar os problemas no futuro - nomeadamente o aproveitamento dos fundos estruturais, como o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), ou outros -, passa não por uma perspectiva municipal, mas por uma perspectiva supra-municipal», disse à EDV Informação.

O autarca, actual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, falava no final da sessão comemorativa do 25º aniversário da AMTSM, que decorreu hoje na sua sede em S. João da Madeira.

«Esta associação é considerada por muitas entidades como um excelente exemplo da forma como os municípios trabalham em conjunto, procurando sempre na sua trajectória resolver os problemas que afectam as populações», sublinhou.

A sessão, para a qual foram convidados ex-autarcas e pessoas que mais directamente estiveram ligadas à instituição, contou com a presença dos antigos presidente de Câmara de Santa Maria da Feira (Aurélio Pinheiro), S. João da Madeira (José Pinho e Manuel Cambra) e Oliveira de Azeméis (ápio Assunção).

«São 25 anos de uma história de sucesso que eu espero que se repita por muitos anos», afirmou o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Castro Almeida, prestando homenagem «a todos os anteriores presidentes que souberam preservar um espírito de boa cooperação, de boa vizinhança e mesmo de amizade».

Para o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, «convém relembrar o trabalho feito pela associação e a sua importância no desenvolvimento da região». «O entendimento intermunicipal tem estado sempre presente neste organismo, permitindo que fossem resolvidos muitos problemas que individualmente, talvez, nunca seriam solucionados», frisou.

«A AMTSM é, de facto, um exemplo a nível nacional ao conseguir que cinco municípios se entendam na resolução de diversos problemas comuns. E este é o caminho que deve ser trilhado para o desenvolvimento da região», disse o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.

Segundo a vice-presidente da Câmara de Arouca, Isabel Vasconcelos, o 25º aniversário de uma instituição desta natureza é «uma coisa importante». «Significa que ela funcionou e foi útil para os municípios que a integram».

A AMTSM foi constituída por escritura pública a 12 de Setembro de 1985 pelos municípios de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, onde actualmente tem a sua sede.

O concelho de Vale de Cambra aderiu em 1993, seguindo-se, em 2000 Arouca e Santa Maria da Feira.

O actual conselho directivo da AMTSM - liderado por Hermínio Loureiro (autarca em Oliveira de Azeméis) - mantém funções até 2011. Constituído em Novembro do passado ano, integra dois vogais: Castro Almeida (autarca em S. João da Madeira) e José Bastos (autarca em Vale de Cambra).

A mesa da assembleia intermunicipal é presidida por José Artur Neves (autarca em Arouca), que conta com Teresa Vieira (autarca Santa Maria da Feira), nas funções de vice-presidente, e Elisabete Rocha (autarca Vale de Cambra), como secretária.

Este órgão é composto por 15 elementos, três de cada concelho.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro sobre os 25 anos da AMTSM