Gala Palco das Letras homenageou a cultura oliveirense

Data: 24/05/2022

A Gala Palco das Letras, que decorreu este fim-de-semana n’O Cinema, constituiu-se num tributo à cultura e a todos os que contribuem para o enriquecimento cultural do município.

Com a presença do vice-presidente da Câmara, Rui Luzes Cabral, o evento foi o palco para homenagear escritores locais e os leitores em destaque da biblioteca, bem como serviu para se proceder à entrega dos prémios às crianças e aos jovens que se distinguiram no 15º Concurso Nacional de Leitura e no 3º Campeonato PesquisOAZ.

Além dos premiados dos concursos, foram ainda distinguidos os leitores com o maior número de empréstimos realizados em 2021, e também os novos leitores inscritos com o número 14 no registo da biblioteca municipal.

Os prémios atribuídos são vales de desconto a utilizar nos estabelecimentos aderentes do concelho (papelarias, livrarias e lojas de material informático), mais uma iniciativa para potenciar e dinamizar o comércio local.

A iniciativa ficou assinalada também por momentos musicais com interpretações da Escola de Música da Villa Cesari e, no final, com o espetáculo de bossa jazz com “Os ZTJP”, pela Oficina de Música de Aveiro.

Pelo meio houve ainda declamação de poesia do escritor cucujanense Agostinho Gomes por Margarida Leite, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade de Aveiro e diretora do departamento de cultura do Núcleo de Atletismo de Cucujães.

Foi lido, também, um excerto da obra “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, no âmbito do centenário do escritor, prémio Nobel da Literatura em 1998.

A Gala Palco das Letras procedeu à homenagem de escritores locais, nomeadamente Samuel Bastos Oliveira e António França Pina.

Este ano, o projeto em destaque na Gala foi o Bibliomóvel, um serviço itinerante que integra um serviço complementar da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro junto dos estabelecimentos de ensino da rede pública que não dispõem de bibliotecas escolares, assim como das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, que aderiram ao projeto Bibliomóvel.

Não faltou a participação dos presentes num jogo ótico, uma criação artística da ilustradora Alexandra Gonçalves.

Premiados do Concurso Nacional de Leitura

1º Ciclo

Francisca Sousa Leite – Escola Básica do Brejo
Vicente Queirós Silva – Escola Básica da Areosa