Câmara Municipal vai retomar construção do Centro Interpretativo do Vidro

Data: 16/10/2022

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis procedeu à adjudicação da construção do Centro Interpretativo do Vidro (CIV) a uma nova empresa retomando a execução de uma obra que conheceu, nos últimos anos, atrasos devido a problemas relacionados com anteriores empreiteiros.

A obra, a cargo da empresa Edilages, avançará apos a obtenção do visto do Tribunal de Contas estando orçada em cerca de 2,2 milhões de euros, verba que será custeada integralmente pela Câmara Municipal.

O CIV pretende promover a cultura associada à herança da indústria vidreira em Oliveira de Azeméis, nomeadamente os seus aspetos históricos, culturais e sociais, e os aspetos relacionados com a cultura científica e tecnológica em torno da produção e da aplicação do vidro.

Esta estrutura está baseada num trabalho em parceria que envolverá a Universidade de Aveiro (UA) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV), cabendo à UA a tarefa de certificação científica e à FCCV a tarefa de desenvolvimento de soluções e conteúdos para os temas e tópicos propostos pelo Centro de Interpretação do Vidro.

Este projeto apresenta caraterísticas, ao nível dos espaços e arquitetura, e funcionalidades, ao nível da programação e conteúdos que o tornam único e diferenciado a nível nacional.

O projeto contempla a existência de dois edifícios, a denominada Casa Mateiro ou Quinta de La Salette, e a conclusão de um edifício de raiz, organizado para receber atividades de divulgação e interatividades onde serão desenvolvidas oficinas de produção de vidro e workshops relacionados com esta matéria-prima transformando aquele espaço numa área de ciência e experimentação.

Segundo a autarquia, o novo espaço fará uma abordagem às diferentes técnicas de produção e aplicações do vidro nomeadamente na indústria e na tecnologia.

Embora desempenhando funções diferentes, os dois imóveis serão ligados entre si através de um “túnel” transportando os visitantes à evolução dos processos de fabrico do vidro através dos tempos, mostrando as matérias-primas e como estas se misturam no seu fabrico através do recurso ao suporte expositivo de painéis, projeções, interatividadse, amostras reais e unidades interativas de simulação dos processos de produção.