Sucesso marcou a edição do “Azeméis Film Festival” que premiou o filme “La Caja”

Data: 24/10/2022

O filme “La Caja”, do realizador Lorenzo Viga e premiado no LEFFEST2021, foi o vencedor da segunda edição do “Azeméis Film Festival” que decorreu no último fim-de-semana na cidade de Oliveira de Azeméis.

Trata-se de um filme produzido entre o México e os Estados Unidos da América sucedendo a outros dois filmes da triologia dedicada à ausência da figura do pai, um traço indelével da identidade social latino-americana.

Além do filme premiado, foi atribuído pelo júri uma menção especial à atriz da película “Caged Birds”, Marie Leuenberger, filme do realizador e co-escritor suíço Oliver Rihs premiado no “Avanca 2021”.

A edição deste ano do “Azeméis Film Festival” saiu mais reforçada em relação à anterior mas o objetivo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis é crescer ainda mais
no próximo ano.

Segundo o vice-presidente da autarquia, Rui Luzes Cabral, registou-se um aumento do público face à primeira edição e uma maior adesão das escolas com o objetivo de despertar nos mais novos o gosto pelo cinema.

“Estamos satisfeitos pela forma como decorreu o festival e queremos preparar, agora, a terceira edição esperando que reúna ainda mais público, envolvendo de forma mais profunda a comunidade oliveirense e os concelhos vizinhos”, afirma Rui Luzes Cabral.

Também Costa Valente, responsável do Cine Clube de Avanca, parceiro deste festival, considera ter existido um forte incremento face à primeira edição sendo objetivo da edição de 2023 continuar esse crescimento ajudando a criar um “espaço” cinematográfico na cidade.

O “Azeméis Film Festiva” é considerado o “festival dos festivais” reunindo á sua volta os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses no último ano, numa competição de longas-metragens entre a ficção e o documentário.

A abertura da edição deste ano ficou marcada por duas ante estreias, a primeira (“O Antiquário”), do realizador oliveirense Matos Barbosa e da longa-metragem “Já Nada Sei”, de Luís Diogo, um filme apoiado pela autarquia oliveirense e rodado, na sua maioria, na cidade de Oliveira de Azeméis.