“Palco das Letras” homenageou figuras e projetos culturais

Data: 30/05/2023

O auditório Diamantino Melo, na freguesia de Carregosa, recebeu a 3ª edição do “Palco de Letras”, iniciativa que pretende homenagear escritores locais e distinguir entidades locais pelo trabalho desenvolvido na área da cultura, bem como premiar os leitores que requisitaram mais obras em 2022 e proceder à entrega dos prémios às crianças e jovens que se destacaram no 16º Concurso Nacional de Leitura e no 4º Campeonato PesquisOAZ.

Para a vereadora Ana Filipa Oliveira, a iniciativa pretende reconhecer todos os que, ano após ano, contribuem para que “tenhamos um município mais rico em termos culturais premiando, ao mesmo tempo, a paixão que os mais novos já nutrem pelas letras e pela cultura”.

Ainda segundo a vereadora da cultura, estes eventos são um meio de mostrar as dinâmicas que a cultura pode criar junto da comunidade de uma forma geral e, em particular, junto das crianças e jovens.

A iniciativa, que contou com cerca de 250 participantes, assinalou, com a leitura do poema “Adeus”, o centenário de nascimento de Eugénio de Andrade e ainda os 125 anos do nascimento do escritor Ferreira de Castro com a exibição de um filme da autoria de Matos Barbosa retratando três momentos distintos, a visita do escritor à biblioteca com o seu nome, os 50 anos da sua vida literária e a passagem do cortejo fúnebre de Ferreira de Castro por Oliveira de Azeméis.

O evento serviu também para a Câmara Municipal, através da biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC), fazer um reconhecimento público ao Centro de Estudos Ferreira de Castro pelo trabalho de promoção da vida e obra do escritor nascido em Ossela.

Em destaque esteve também o projeto Cãoleituras, um projeto desenvolvido desde 2020 pela BMFC em parceria com os agrupamentos de escolas e o Colégio da Gandarinha que visa aumentar os níveis de fluência, precisão e compreensão leitora das crianças do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade através da utilização de um cão que medeia e facilita a relação destas com o livro.

A 3ª edição “Palco de Letras” não ficou completa sem a homenagem feita aos escritores locais Sara F. Costa, Luís Aguiar e arquiteto José Gomes Fernandes bem como o reconhecimento público aos artistas plásticos Albano Ruela e Ana Sousa e aos voluntários, responsáveis pela criação do cenário alusivo à obra “A Selva” de Ferreira de Castro.

A noite terminou com o concerto CRASSH _XIRI, promovido pela WeTumTum - Associação Cultural de Desenvolvimento Artístico, que proporcionou ao público momentos de grande diversão.

Prémios Concurso Nacional de Leitura

1º Ciclo
- Luana Novo – Agrupamento de Escolas Soares Basto
- Eloá Nascimento - Agrupamento de Escolas Soares Basto