Novo Teatro Municipal – TeMA - abriu portas

Data: 15/11/2023

A nova Casa da Cultura Oliveirense, o TeMA, abriu portas este sábado, uma inauguração que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que se associou a este dia histórico da nossa cidade e do nosso concelho.

O Presidente da autarquia referiu no seu discurso que “a cultura é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentado, fator determinante na mediatização e atratividade das cidades.” Acrescenta ainda que, “o investimento em cultura tem retorno assegurado, e é um sinal inequívoco, do dinamismo e da qualidade de vida de uma cidade.”

Joaquim Jorge, refere ainda no seu discurso que “a nossa ambição cultural, não termina na requalificação deste magnífico Teatro, até porque, aqui ao lado temos a nossa brilhante Academia de Música que também vamos requalificar, e aqui em frente, a Garagem Justino onde nascerá a Oficina das Artes. Este será o nosso quarteirão das artes, uma nova centralidade cultural na Cidade, no Concelho e na Região.”

A cerimónia de inauguração foi enriquecida com uma justíssima homenagem, ao falecido Comendador Arquiteto Gaspar Domingues. O momento foi de grande emoção e dirigido à família do arquiteto, ali presente, que projetou o edifício original. Joaquim Jorge, recorda “o privilégio que tive em o ter como professor e participar, com ele, em muitas causas nobres”.

Em discurso emocionado, um dos seus filhos, em representação da família, referiu-se ao pai como “um homem de respeito e de causas. Com uma vida cheia e intensa, vida feita a pulso, dura mas inspiradora com base nas suas raízes humildes.” Acrescentou ainda, “o homem honesto e trabalhador e muito comprometido com a sociedade Oliveirense.”

O antigo Cineteatro Caracas, agora TeMA, é um edifício icónico, renovado com um investimento de 6 milhões de euros em parte financiados pelo Norte 2020, para reassumir o papel central que teve durante décadas na vida cultural da cidade. O TeMA é um local de referência para os amantes da música, teatro, dança, cinema e todas as outras formas de expressão artística.

O novo teatro reúne as condições de segurança e conforto que os Oliveirenses merecem. Equipado com equipamentos técnicos de última geração, o TeMA está preparado para assegurar uma experiência cultural de excelência, imprimir novas dinâmicas de entretenimento, e dar resposta às necessidades culturais de uma sociedade cada vez mais exigente.

Programação até ao final do ano aqui

Contactos:
TeMA - Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis
Gabinete de Programação Cultural
Av. Dr. António José de Almeida,
3720-239 Oliveira de Azeméis
Tlf 256 682 408

Venha conhecer o seu TeMA!