25º Concurso de Poesia Agostinho Gomes

Data: 26/03/2024

Realizou-se no passado dia 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a sessão de abertura da 25ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes, com o espetáculo “Colo – um solo de Ana Deus”.

O concurso anual, que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia dando oportunidade a quem ambiciona ser reconhecido pelo seu trabalho nesta área. e, simultaneamente, homenagear um grande vulto da poesia do município, natural da freguesia de Cucujães.

No âmbito do concurso, que se realiza já desde o ano 2000, podem concorrer todos os interessados, no entanto, serão apenas admitidas a concurso, poesias inéditas (de tema livre), escritas em Língua Portuguesa.

Desde o seu início até à data, o concurso contou com 7812 participações tendo o número de participações vindo a aumentar exponencialmente, sendo que inicialmente, o concurso contava com cerca de uma centena de participações, enquanto na última edição, o numero de participações ascendeu às sete centenas.

Estas são avaliadas por um júri constituído por cinco elementos, de reconhecido mérito, ligadas à produção poética, residentes ou nascidas no município, em representação de cada uma das entidades promotoras (CMOA, Junta Freguesia de Cucujães e NAC).

O concurso encerra com uma cerimónia, que se realiza todos os anos na última sexta feira do mês de outubro, sendo este ano no dia 25 de outubro, pelas 21h00, com um espetáculo e a entrega de prémios aos vencedores.

Estes recebem um prémio monetário, sendo 1º lugar 1000€ (mil euros) e 2º lugar 600€ (seiscentos euros) estes atribuídos pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O 3º prémio, a encargo da Junta de Freguesia de Cucujães e Núcleo de Atletismo de Cucujães, tem um valor de 400€ (quatrocentos euros).

Existe também o prémio Revelação Juvenil, atribuído pela Câmara Municipal, no valor de 250€.

Todos os participantes recebem um diploma de participação.

Para qualquer esclarecimento clique aqui ou contate os serviços da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.