O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros, a realizar em Oliveira de Azeméis, atribuirá, como em anos anteriores, o Premio Dª Maria Aldina Valente, uma distinção destinada a galardoar os músicos com mais idade entre os concorrentes que tenham obtido um primeiro lugar na classificação.
O valor monetário do prémio (1 500€) será repartido em duas partes iguais pelos premiados, um deles o vencedor da secção das madeiras e o outro o vencedor da secção de metais.
A atribuição do Prémio Dª Maria Aldina Valente implica a presença obrigatória do premiado(a) na Gala de Entrega de Prémios, que encerrará a edição deste ano.
Além da sua ligação à empresa Simoldes, dando sempre o seu apoio ao crescimento do grupo económico fundado pelo seu marido, António Rodrigues, Maria Aldina Valente foi uma reconhecida benemérita junto de pessoas e instituições locais.
Durante a sua vida foi um exemplo de solidariedade e dotada de elevado espírito de serviço comunitário que fez dela uma das maiores ilustres oliveirenses.
Também ao nível da promoção da cultura, a benemérita tem o seu nome associado ao maior concurso de sopros do país e com expressão internacional.