Museu de Serralves apresenta obras da sua coleção na biblioteca municipal

Data: 11/12/2017
Exposição está patente na biblioteca municipal Ferreira de Castro até 10 de fevereiro de 2018.

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugura hoje, em Oliveira de Azeméis, a exposição “As Caixas Mönchengladbach: Livros e Edições de Artista da Coleção de Serralves”.

A mostra, que conta na abertura com a presença da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, faz parte do programa de exposições itinerantes do Museu de Serralves.

Segundo os responsáveis do Museu, o objetivo é tornar “a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura”.

A exposição, patente até 10 de fevereiro de 2018 na biblioteca municipal Ferreira de Castro, apresenta as Caixas Mönchengladbach, um exemplo de um fenómeno muito comum nas décadas de 1960 e 1970.

Mönchengladbach é uma pequena cidade alemã localizada junto à fronteira com os Países Baixos e tornou-se muito conhecida no contexto da arte contemporânea na altura em que o diretor de um dos seus museus, o Städtisches Museum Mönchengladbach, desenvolveu um influente programa de exposições, determinantes para a compreensão da arte das décadas de 1960 e 1970, acompanhadas dos “catálogos” que talvez melhor simbolizem a forma como os artistas revolucionaram naqueles anos o formato, o papel e o alcance daquelas publicações.

Entre 1967 e 1978, foram produzidos trinta e três destes “catálogos”. Atualmente, as caixas ocupam um lugar de destaque nas coleções de obras de arte de diversos museus internacionais, entre as quais a Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves.