• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner Orçamento Participativo Portugal
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Oliveira de Azeméis reúne 350 músicos portugueses e estrangeiros

Data: 22/03/2018
Oliveira de Azeméis
Concurso realizado em Oliveira de Azeméis é uma referência nacional

O 13º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” vai ser disputado por quase três centenas e meia de músicos, revelou a organização.

O evento, organizado pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Academia de Música local, reunirá entre os dias 3 e 8 de abril executantes de Portugal, Rússia, Espanha, Itália e Reino Unido.

A organização registou a inscrição de 334 candidatos preenchendo o número de vagas previstas por instrumento e por idade. De fora desta edição ficaram 35 candidatos.

“Este é um bom indicador de que, além do número de interessados que ultrapassou as expectativas, o concurso será marcado de novo pela qualidade dos executantes”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

“Nesta categoria de concurso este é um evento que nos distingue no panorama musical português sendo o maior do país”, explica o autarca, destacando o “crescente interesse de músicos de outros países em participarem”.

“A participação de músicos estrangeiros mostra a dimensão internacional que o concurso já atingiu sendo hoje uma referência em Portugal desde que se realizou pela primeira vez em 2006 num formato local e regional”, acrescenta o presidente do município.

Pelo terceiro ano consecutivo o júri integra personalidades musicais de outros países destacando-se na classe madeiras a presença do espanhol Rodrigo Vila, da venezuelana Angelina Rodrigues e do holandês Henri Adams. Completam o júri os músicos portugueses Bruno Graça, Paulo Martins e Francisco Luís Vieira.

Na classe metais o júri é composto pelos músicos Luís Granjo, Adélio Carneiro, Álvaro Pinto, Paulo Veiga, Gonçalo Dias e ainda pelo espanhol José António Antolín Polo e pelo francês Bastien Baumet.

As novidades da edição deste ano são a rotatividade do júri, o alargamento da idade dos concorrentes dos 26 para os 29 anos na secção sénior, o número de vagas, por instrumento e por idade, e a definição dos critérios de avaliação e pontuação. 

O concurso integra as secções infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone tenor, trombone baixo, tuba e bombardino). Os critérios para a pontuação dos executantes são a sonoridade, execução técnica, afinação, interpretação e personalidade artística. 

O concurso decorrerá nas instalações do cineteatro Caracas, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, escola secundária Soares Basto e cinemas Gemini.

Além dos prémios aos vencedores nas diferentes secções, a organização atribuirá ainda o prémio Dª Maria Aldina Fernandes Valente no valor de 1500 euros. 

  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados