Concerto encerrou o maior concurso de instrumentos de sopros do país

Data: 10/04/2018
Novo sucesso na 13ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette"

A 13ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, o maior do género realizado em Portugal, encerrou em Oliveira de Azeméis com o habitual concerto de laureados e foi caraterizado, mais uma vez, pela qualidade dos concorrentes.

No encerramento do evento, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, considerou o concurso a melhor forma de “reconhecermos o trabalho que se faz na formação musical no concelho”.

Satisfeito por mais um sucesso, o autarca disse existir razões para se fazer um balanço muito positivo, destacando a importância que a cultura musical representa para o município, bem expressa na criação do concurso em 2006.

Além do autarca, a vereadora da cultura, Ana de Jesus, destacou o valor e a coragem dos patrocinadores em apoiarem o evento não tendo deixado de reclamar um maior apoio à cultura que se reflita no aproveitamento de jovens talentos.

O presidente da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Eduardo Pereira, elogiou a qualidade e a competência do júri e recordou o desafio de parceria lançado pela autarquia sublinhando que o mesmo se enquadra nos objetivos da instituição.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” decorreu no início deste mês com a participação de quase três centenas e meia de músicos, na maioria portugueses. Do estrangeiro, o concurso registou a presença de músicos da Rússia, Espanha, Itália e Reino Unido.

O número de vagas por instrumento e por idade, uma das novidades da edição deste ano, foram totalmente preenchidas. De fora do concurso ficaram 35 candidatos.

Em 2006, no ano em que foi criado, o concurso de instrumentos de sopros registou a participação de 92 músicos nacionais, um número que quadruplicou em 2018.

Os músicos premiados nas diferentes secções participaram no concerto de laureados realizado no cineteatro Caracas onde foram entregues os galardões aos vencedores e ainda o prémio Dª Maria Aldina Fernandes Valente, no valor de 1 500 euros, com que foram distinguidos dois músicos nas categorias de metais e madeiras.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros Terras de La Salette é organizado anualmente pela Câmara de Oliveira de Azeméis. A edição deste ano teve como parceiro a Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

Ficheiros para download