Fotografia “A Matriz” vence o prémio Fernando Paúl

Data: 19/04/2018
Prémio pretende homenagear a memória e o trabalho do fotógrafo Fernando Paúl

O júri do premio de fotografia Fernando Paúl atribuiu o primeiro lugar do concurso à fotografia “A Matriz”, de Sérgio Silva.

A fotografia, a preto e branco, integra uma exposição patente nas instalações do arquivo municipal onde foram entregues os prémios aos vencedores.

O júri premiou ainda as fotografias “Uma alameda no parque”, de Carlos Cunha, que arrecadou o segundo lugar, e “Passado, Presente e Futuro”, de Tomás da Silva, que ficou em terceiro lugar. A foto “Da Oliveira para o solar”, de Carlos Cunha, foi distinguida com uma menção honrosa.

“O que estamos a fazer aqui é a salvaguardar o futuro”, afirmou o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, na entrega dos prémios que contou com a presença de Branca Paúl, filha do reconhecido fotógrafo oliveirense.

O autarca destacou a necessidade de se valorizar o património atribuindo à fotografia um papel importante ao nível do seu registo e documentação histórica.

“Um povo sem memória é um povo que não se conhece verdadeiramente”, disse, alertando para o perigo de “todos os dias se poder perder memória e património se não estivermos atentos”.

O prémio Fernando Paúl pretende homenagear a memória e a vasta produção do fotógrafo que ficou marcada, ao longo de décadas, pelo registo do património cultural oliveirense.

Após a sua morte, a sua memória foi perpetuada na toponímia da cidade com a atribuição do seu nome à rua onde funcionou o estúdio Foto Paúl.