A Câmara de Oliveira de Azeméis vai assinar com a Associação Cultural d’Orfeu um protocolo de cooperação no âmbito do qual o município acolherá, pela primeira vez, o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo.
O acordo vai permitir que o Festival, realizado desde 2009, seja alargado ao município oliveirense e contemple um concerto no dia 8 de julho na Praça da Cidade.
“A aproximação à D’Orfeu permite abrir Oliveira de Azeméis a um conjunto de produções de qualidade sendo para nós essencial esta parceria”, afirma o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, sublinhando “ser importante, cada vez mais, trabalhar em rede com concelhos vizinhos e com associações locais como, por exemplo, a D’Orfeu que tem feito um assinalável trabalho cultural”.
Segundo Rui Luzes Cabral, a integração do município na rede intermunicipal “permitirá a vinda de grupos a um preço mais reduzido porque no período do festival esses grupos estarão em concertos na região”.
O protocolo, que vigorará até 2021, abre caminho à adesão de Oliveira de Azeméis à rede intermunicipal juntando-se, assim, aos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.
Ao abrigo da cooperação, a autarquia oliveirense assegura as condições logísticas e financeiras para a realização dos eventos previstos no acordo.
A associação D’Orfeu compromete-se, entre outras obrigações, a “disponibilizar a bolsa de produções artísticas no primeiro trimestre de cada ano”, garantir a apresentação, em Oliveira de Azeméis, de todas as produções constantes do plano e assumir as despesas dos “cachets” e viagens dos grupos e técnicos.
Além do Festim, o protocolo prevê a oferta de outras produções culturais até ao montante de três mil euros anuais.