Autarquia de Oliveira de Azeméis adquire acervo de Ferreira de Castro

Data: 29/05/2018
Autarquia reforçou o acervo documental do escritor Ferreira de Castro

A Câmara de Oliveira de Azeméis acaba de reforçar o acervo documental sobre o escritor Ferreira de Castro através da aquisição de dezenas de fotografias, cartas e manuscritos.

O espólio foi obtido em leilão no mês de abril e vem enriquecer o património documental sobre um dos escritores mais importantes da literatura portuguesa do século XX e dos mais traduzidos no mundo.

Parte do acervo adquirido está patente até ao dia nove de junho numa exposição na biblioteca municipal, inaugurada no âmbito das comemorações dos 120 anos do nascimento (1898-1974) de Ferreira de Castro.

“Foi uma corrida contra o tempo”, comentou o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, a propósito da aquisição do acervo, o qual integra 37 cartas manuscritas, de teor literário, datadas entre 1947 e 1973 e escritas em lugares distintos como Lisboa, Funchal, Coimbra, Caldas das Taipas, Entre-os-Rios e Paris.

Na lista dos documentos consta ainda o texto original e o guião do documentário da Telecine sobre a vida e obra de Ferreira de Castro, de 1971, com locução de Álvaro Salema e realização de Faria de Almeida.

A autarquia passou a ter também na sua posse a cópia do testamento do escritor, com data de 18 de janeiro de 1974, bem como um envelope contendo três cartas dactilografadas, com assinatura manuscrita, nas quais o autor confessa as suas últimas vontades.

O acervo castriano integra igualmente 38 fotografias originais da exposição sobre os 50 anos da vida literária de Ferreira de Castro bem como um texto manuscrito, de 24 folhas, para uma entrevista ao “Jornal do Comércio”.

Do espólio destaca-se ainda o documento original da candidatura do escritor a Prémio Nobel da Literatura proposta e assinada, entre outros, por escritores e jornalistas como Assis Esperança, Roberto Nobre, Manuel da Fonseca, Alexandre Cabral e Armindo Rodrigues.

“É sempre bom e fundamental continuarmos a reforçar o espólio sobre Ferreira de Castro”, afirmou o vereador da cultura na sessão comemorativa dos 120 anos do nascimento do escritor, reforçando que a autarquia quer continuar a divulgar a sua vida e obra chegando a mais públicos.

Além da inauguração da exposição, as comemorações incluíram a apresentação da obra Terra Nativa – Natureza e paisagem humanizada em Ferreira de Castro”, de Ana Cristina Carvalho, um livro-tese de doutoramento sobre o autor oliveirense.