Livro “Francisca OAZ” realça espírito do Festival de Espantalhos de Portugal

Data: 06/08/2018
Lançamento do livro "Francisca OAZ" integrou o 1º Festival de Espantalhos de Portugal

A apresentação do livro “Francisca OAZ – A Espanta Pássaros”, de Conceição Ferreira, foi aproveitada para destacar a importância do 1º Festival de Espantalhos de Portugal e perspetivar a realização da edição do próximo ano.

“O Festival foi um importante meio de promoção de Oliveira de Azeméis”, afirmou a autora assegurando que foram os muitos os peregrinos, nomeadamente do Caminho de Santiago, que pararam na cidade para ver e fotografar os espanta-pássaros levando a que hoje imagens da cidade circulem pelo mundo.

A mentora e dinamizadora do festival explicou as razões do livro e o contexto da criação da figura Francisca na transição entre o Macinhata Espanta e o festival de espantalhos, uma iniciativa que, segundo o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, “irá marcar a cidade e o concelho a nível regional e nacional”.

Para o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, o festival “foi uma aposta ganha” onde houve “muita garra e querer de um conjunto de pessoas” para que o projeto tivesse sucesso.

Segundo o autarca, o evento é “uma marca distintiva do concelho fazendo parte de um conjunto de outras iniciativas que evidenciam a nossa culturalidade”. A mostra teve ainda a capacidade de arrastar pessoas para a zona histórica da cidade.

O responsável autárquico mostrou a vontade de se “começar já a trabalhar para a edição de 2019 num projeto ainda mais ambicioso porque este festival tem potencial para ser um evento internacional”.

“O evento veio para ficar e a autarquia estará disponível para tornar esta mostra numa iniciativa de dimensão nacional e internacional”, afirmou Joaquim Jorge.

O primeiro Festival de Espantalhos de Portugal iniciou-se a 1 de junho e termina no dia 15 de agosto com a realização do "Almoço do Emigrante”.

O livro, de 58 páginas e com ilustração de Paulo Monteiro, tem prefácio de Isabel Barbosa para quem esta obra “ensina a viver vida” salientando “aquilo que importa, as coisas simples, as emoções e os sentimentos verdadeiros”.

A obra pode ser adquirida por 4,49 euros nos espaços municipais com atendimento ao público (Loja Interativa de Turismo, Arquivo Municipal, Centro Lúdico, Loja Ponto JÁ, Atendimento ao Munícipe, Biblioteca municipal, SIAC e piscinas (municipal e de La Salette).