Concurso de Instrumentos de Sopro culminou com gala de entrega de prémios

Data: 15/04/2019

A sala do cineteatro Caracas esgotou para receber a gala de entrega de prémios da 14ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette, o maior evento do género realizado em Portugal.

O evento constituiu um sucesso em termos de qualidade e no número de participantes e teve como vencedores absolutos por escalão Beatriz Tavares Ribeiro (sénior), João Lamela (júnior), Óscar Humberto Lucas e Rodrigo Brito Figueiredo (juvenil) e João Freitas Sousa (infantil).

A iniciativa decorreu, mais uma vez, em Oliveira de Azeméis, uma cidade que se assume, progressivamente, como capital das bandas filarmónicas.

“Musicalmente somos um concelho com uma forte tradição, possuímos seis bandas filarmónicas e apoiamos as coletividades com atividade musical”, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, no encerramento do evento

“Este concurso só podia acontecer neste concelho”, reforçou o autarca, recordando o forte apoio que a autarquia dá à cultura e ao associativismo.

Para Joaquim Jorge Ferreira, o concurso “é o tributo prestado pelo município ao papel extraordinário desenvolvido pela Academia de Música e pelas seis filarmónicas na afirmação musical e cultural do nosso concelho”.

O autarca sublinhou o sucesso que foi esta 14ª edição destacando a aptidão musical dos concorrentes, um maior envolvimento da cidade e das associações musicais no próprio evento, o alojamento gratuito de músicos por parte das famílias oliveirenses e o apoio dos patrocinadores e comunicação social que contribuem para tornar este concurso único no panorama musical português.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros Terras de La Salette é uma organização conjunta da Câmara de Oliveira de Azeméis e Academia de Música e passará, a partir de 2019, a ter periodicidade bienal.