Oliveira de Azeméis abre Festival Internacional do Verso Popular

Data: 09/05/2019

Depois do sucesso da 1.ª edição, o FestCordel - - Festival Internacional do verso Popular está de volta. A abertura do festival está marcada para as 21h30 de hoje, 10 de maio, no auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

O festival inicia-se às 21h30 com a atuação de seis cantadores oriundos de Portugal, Brasil e Espanha. Pelo palco vão passar os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda, os brasileiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre e ainda os espanhóis Luís Caruncho e Benito Lobarinas.

O Festcordel decorre entre os dias 10 e 19 de maio nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Estarreja e Murtosa. Segundo a organização “pretende-se dar continuidade a este projeto de forma a sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o “nosso” Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.”

No dia 14 de maio decorrerão, entretanto, duas sessões no cine teatro Caracas, a primeira às 10h00 destinada à população sénior das instituições particulares de solidariedade social e Universidade Sénior e a segunda às 15h00, para crianças e jovens das escolas do concelho.

A demonstração desta arte do verso popular repetir-se-á no dia 18 de maio no Mercado à Moda Antiga oferecendo ao público desgarradas e cantares que animavam as festas populares da primeira metade do século XX.

O Festcordel pretende recuperar uma tradição antiga evocando as origens do verso popular e o grande impacto que teve no passado.