“BARRAGEM” de Wellington Alves venceu o XX Concurso de Poesia Agostinho Gomes

Data: 28/10/2019

O poema “Barragem” da autoria de Wellington Kalil de Campos Alves venceu a edição de 2019 do Prémio de Poesia Agostinho Gomes. O vencedor, natural de Belo Horizonte, Brasil, conquistou o primeiro lugar entre os 554 concorrentes.

Em segundo lugar ficou Maurício Limeira dos Santos, do Rio de Janeiro, Brasil, com a poesia “Vencedores” e o terceiro lugar foi entregue a João Carlos Costa da Cruz, de Febres, Cantanhede, que concorreu com o poema “A terra freme”. O prémio Revelação Juvenil premiou o poema “Unificada melodia”, de Rodrigo Miguel Penteado Mesquita, de Alcochete.

Na cerimónia de entrega de prémios teve lugar a apresentação do livro “Elogio à Poesia: Concurso de Agostinho Gomes – 20 anos 20 poemas” que compila as poesias vencedoras de todas as edições.

“Comemorar 20 anos deste concurso é comemorar a afirmação do seu grande desígnio: conhecer o poeta, divulgar a sua obra, contribuir para a afirmação de novos poemas e por consequência de novos poetas” afirmou a vereadora da cultura. “Como forma de assinalar esta data emblemática, a câmara munici­pal, como parceira deste concurso, decidiu editar um livro composto essencialmente pelas poesias premiadas ao longo destes 20 anos, do qual me orgulho em participar desde o início”, acrescentou.

Estiveram presentes nesta cerimónia, Ana Luísa Castro, nora do poeta que dá nome a este concurso, e, em representação das entidades promotoras do concurso, a vereadora Ana de Jesus, Susana Fonseca da Junta de Freguesia de Cucujães, Margarida Leite do Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e Ana Filipa Pinho na qualidade de representante do júri.

A cerimónia de entrega dos prémios presenteou o público, que se reuniu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com o espetáculo “Ruído Vário, Canções com Pessoa” através da Casa Fernando Pessoa. No final do serão, as poesias premiadas foram recitadas por Ana Luca.

Nestes 20 anos foram admitidos no Concurso 6.118 concorrentes e 8.999 trabalhos.

O concurso de poesia Agostinho Gomes foi instituído pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a junta de freguesia de Cucujães e Núcleo de Atletismo de Cucujães, com o objetivo de estimular a produção de originais de poesia e homenagear o patrono do prémio criado em 2000.

• Cerimónia de entrega de prémios
  • Apresentação do livro “Elogio à Poesia: Concurso de Agostinho Gomes – 20 anos 20 poemas”
  • Espetáculo “Ruído Vário, Canções com Pessoa” através da Casa Fernando Pessoa
  • Entidades promotoras do concurso