Espólio de Fernando Paúl em exposição permanente no arquivo municipal

Data: 05/02/2020

O arquivo municipal de Oliveira de Azeméis acolhe, a partir das 14:30 do dia 10 de fevereiro, uma exposição contendo o espólio de Fernando Paúl, oliveirense ligado durante décadas à arte fotográfica.

Intitulada “Do estúdio ao laboratório”, a exposição vai ficar acessível ao público, de forma permanente, dando a conhecer os espaços, equipamentos e apetrechos que Fernando Paúl utilizou durante o seu percurso profissional.

Com esta exposição, os oliveirenses têm a oportunidade de entenderem melhor a arte deste antigo fotógrafo, falecido em 2000 e responsável por deixar à sociedade um valioso património gráfico, marcado pela sua qualidade técnica e artística.

É possível aos visitantes verem o estúdio onde gerações de oliveirenses posaram, os equipamentos utilizados diariamente e o laboratório onde Fernando Paúl era exímio na revelação e na impressão das fotografias dos clientes.

Fernando Paúl nasceu em Oliveira de Azeméis a 10 de Fevereiro de 1922 no local onde sempre funcionou o seu estúdio. O oliveirense, cujo nome faz parte da toponímia da cidade, dedicou toda a sua vida à fotografia, transmitindo ainda o seu conhecimento aos amantes da arte.

O seu trabalho documental transformou-se num registo essencial das mudanças que Oliveira de Azeméis sofreu ao longo do século XX e da memória do património cultural concelhio.