Prémio de poesia Agostinho Gomes distinguiu os vencedores

Data: 09/11/2020

A poesia “Pseudobiografia”, de Maria João Pessoa, foi distinguida com o primeiro prémio do XX Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

O segundo lugar foi para Paulo Jorge Carreira com o trabalho “A minha palavra” e em terceiro lugar ficou Airton Souza de Oliveira com “Receita para emplumar o coração de um órfão”.

O júri do concurso atribuiu o Prémio Revelação juvenil a Miguel Mirando distinguindo a poesia “Um camaleão no Ombro do Ditador”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na biblioteca municipal Ferreira de Castro e apesar da ausência dos três primeiros classificados, a poesia não faltou nessa noite tendo sido animada com o espetáculo de poemas e canções “As palavras”, a cargo de Rui Oliveira que interpretou autores consagrados como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinicius de Moraes, Natália Correia e José Afonso.

A edição deste ano reuniu 449 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros.

Presente na cerimónia, a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ana de Jesus, aproveitou a cerimónia, limitada na presença de público devido à pandemia covid-19, para prestar uma homenagem à entidade mentora da iniciativa, o Núcleo de Atletismo de Cucujães, na pessoa de António Pinho, ao qual se deve a génese do concurso.

Nas 21 edições já realizadas, o concurso contou já com cerca de sete mil participantes num total aproximado de 10 000 trabalhos de poesia.

O concurso é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães e tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e homenagear o poeta Agostinho Gomes.