Exposição sobre escrita mostra como preservar a memória

Data: 19/01/2022

A escola secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, foi o primeiro estabelecimento de ensino escolhido para receber a exposição “Escrita – registo da nossa história”, promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis e que irá percorrer, até maio, as escolas secundárias do concelho.

Depois de Cucujães, onde a exposição se mantem até ao dia 21 deste mês, a mostra itinerante será divulgada junto dos alunos dos restantes agrupamentos* com o objetivo de fazer refletir sobre a importância da escrita e da preservação dos seus suportes para salvaguardar a memória coletiva, naquela que é a missão do arquivo municipal.

A exposição, concebida pelo arquivo municipal e gabinete de arqueologia e museologia, é composta por 12 painéis onde são abordadas áreas temáticas, de conteúdos acessíveis, nomeadamente Antes da Escrita, A necessidade de registar a informação, Aprender a ler e a Escrever, Suportes de Escrita, Instrumentos de Escrita, Manuscritos, Escrita Mecânica e Digital, Escrita Impressa, Escrita como fonte histórica, Escrita e Criação de heróis.

*EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, ES Fajões, EB 2,3 de Carregosa, EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares, ES Frei Caetano Brandão, ES Ferreira de Castro, ES Soares Basto