Câmara Municipal prepara o regresso dos eventos culturais

Data: 22/03/2022

Alguns dos principais eventos de Oliveira de Azeméis estão de regresso, marcando, de novo, o panorama cultural do município.

Depois do seu interregno forçado devido à pandemia Covid-19, a Câmara Municipal tem em curso o regresso de algumas iniciativas culturais.

A animação de Verão 37.20, estará de volta entre os dias 04 de junho e 17 de julho, decorrendo em vários locais da cidade, desde a Praça da Cidade, passando pela Avenida António José de Almeida, Praça José da Costa, Parque de La Salette, Largo da República e praia fluvial do Pedregulhal.

O cartaz deste ano traz até à cidade a banda The Gift, a Neon Run, um encontro de bandas filarmónicas com a participação da banda sinfónica da PSP, um festival de folclore, as marchas populares e as Vozes da Rádio, com a participação da Banda Musical de Fajões.

A autarquia tem ainda mais para oferecer no principal programa de animação do Verão: o Paddle Experience Day, o Azemex Multisport Challenge, a atuação de Minhotos Marotos e Armindo Pina. Além das Canções da Maria, espetáculo especial integrado nas comemorações da Semana da Criança, os oliveirenses vão poder desfrutar do 2º Street Food & Beer Fest, a 2 e 3 de julho. A iniciativa reúne operadores de comida de rua com serviços variados e originais complementada com a promoção da cerveja artesanal produzida no concelho.

Depois do sucesso da primeira edição, a segunda edição do Azeméis Jazz & Blues, está de volta nos dias 27 e 28 de maio, numa organização conjunta da autarquia e da agência Luckyman.

No primeiro dia atuam o músico espanhol Twanguero e o inglês Myles Sanko. No dia seguinte será a vez das portuguesas Elas e o Jazz, e a cabo-verdiana Carmen Souza.

O Azeméis Jazz & Blues procura afirmar-se ainda mais nesta segunda edição tornando-se, segundo a organização “num dos festivais do género mais prestigiados e com maior reconhecimento por parte do público” sendo que a sua internacionalização ”será um dos pilares da sua valorização”.

Da música para a arte, os oliveirenses e todos quanto nos visitam poderão deliciar-se com o talento artístico no Parque La Salette. O Entr’artes realiza-se a 29 de maio nas categorias de pintura, música, dança, poesia, estátua viva, escultura e fotografia.

Os visitantes do Parque terão uma excelente oportunidade de contactar com as diversas formas de arte, podendo rever as obras produzidas na Galeria Tomás Costa, em exposição entre os dias 9 e 30 de julho.

Continuando a parceria com a ADRITEM o projeto “Há Festa na Aldeia” estará de volta no mês de setembro dinamizando os moinhos que existem ao longo do rio Ul, no Parque Temático Molinológico.

Dependendo da evolução da pandemia Covid-19, a Câmara Municipal levará para a rua a Noite Branca, no mês de setembro, uma iniciativa que marca o fim de verão constituindo uma oferta cultural onde se concilia a diversão, a descontração e o convívio em família, ou entre amigos, no centro da cidade.