Aldeia de Ul em festa nos dias 12 e 13 de setembro

Data: 04/09/2015

A aldeia de Ul recebe nos dias 12 e 13 de setembro o evento “Há Festa na Aldeia”, um projeto que visa promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos núcleos rurais e estimular os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia da região.

Durante dois dias, os visitantes vão poder encontrar, no Parque Temático Molinológico (palco central do evento), vários espaços com jogos tradicionais, gastronomia típica, um mercado com produtos regionais, passeios de charrete, música e dança.

«A iniciativa já ganhou um lugar importante na agenda cultural do município», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

De acordo com Hermínio Loureiro, «estes eventos promovem o território, mobilizam as pessoas, demonstram o papel relevante do movimento associativo nestes meios e dinamizam a economia local».

«O ‘Há Festa na Aldeia’ tem vindo a crescer de forma sustentada e, de ano para ano, tem aumentado o número de atrativos, por isso, recomenda-se e está para ficar», sublinhou o autarca.

A aldeia de Ul, que abrange os lugares do Avelão, Crasto e Salgueirinha, é considerado um autêntico “museu vivo” das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais com mais de 200 anos de existência.

O evento, dinamizado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, pretende ser um novo foco de atratividade em espaços rurais com características próprias como é o caso da aldeia de Ul.

O respetivo projeto é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e propõe o envolvimento ativo da população.
Para mais informações consulte: http://www.hafestanaaldeia.pt/pt/ ouhttps://www.facebook.com/hafestanaaldeia

• Programa
  • Cartaz