Concelho assinala 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro

Data: 11/01/2016
Oliveira de Azeméis une-se em torno do centenário da vida literária de Ferreira de Castro

2016 será um ano dedicado às comemorações do centenário da vida literária de Ferreira de Castro que teve início em 1916 com a publicação em fascículos do romance “Criminoso por ambição”.

Um ambicioso programa comemorativo que se prolongará até janeiro de 2017 pretende dar voz a todos os que, integrando ou não a comissão organizadora, queiram homenagear aquela que é considerada a “maior referência cultural de Oliveira de Azeméis” e que é ainda um dos escritores portugueses mais traduzidos no mundo.

Exposições, produção de conteúdos didáticos, realização de conferências, publicação de artigos, inauguração do Roteiro Literário “Caminhos Ferreira de Castro” pela Junta de Freguesia de Ossela, lançamento do selo comemorativo, lançamento de medalha comemorativa, exibição de filmes, concursos escolares e muitas outras iniciativas compõem o programa comemorativo que foi apresentado na biblioteca municipal a que o escritor de Ossela dá nome.

A importância das celebrações foi vincada pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, para quem “Ferreira de Castro não é de Ossela, não é de Oliveira de Azeméis, não é de Portugal. Ferreira de Castro é universal”.

Depois de salientar a importância da organização em parceria através de uma comissão organizadora das comemorações, o autarca lembrou que a Câmara Municipal tem vindo a investir na preservação do património associado ao escritor. “Estamos a recuperar a Casa Museu Ferreira de Castro, já recuperámos o piso e vamos agora recuperar o telhado e vamos intervir na zona envolvente. Iremos ainda intervir na Biblioteca em Ossela” prometeu Hermínio Loureiro.

“Ferreira de Castro é a nossa maior referência cultural e projetar a sua dimensão humanista é uma obrigação da qual não abdicamos”, referiu ainda o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro. “Celebrar os 100 anos do início da sua atividade literária é, além de um imperativo, uma oportunidade para todos conhecermos melhor este grande vulto da literatura portuguesa”, realçou.

A celebração baseia-se naquilo que Gracinda Leal, vereadora da Cultura, considera uma estrutura de parceria: “O programa está assente numa lógica de rede e de dinâmicas de colaboração, por forma a que qualquer pessoa, associação ou entidade possa dar o seu contributo na divulgação e preservação da memória da vida e obra de Ferreira de Castro”.

A autarca acredita que os diferentes méritos do autor farão assim de 2016 “uma oportunidade única para promover Ferreira de Castro enquanto marca cultural, potencializando o desenvolvimento concelhio em diferentes domínios”.

Isidro Figueiredo, vereador da Educação, referindo-se ao projeto Aproximar Educação aproveitou para anunciar um empenhamento coordenado de todos os agrupamentos escolares no sentido de dar ao ex-libris cultural de Oliveira de Azeméis o lugar que merece nos bancos das escolas do município para que os jovens possam conhecer a obra do autor.

Já José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela,  deu especial ênfase ao orgulho de ter conhecido Ferreira de Castro antes da sua morte. "Sinto-me por isso um privilegiado, um orgulho que cresce por ter nascido em Ossela e por fazer hoje parte da comissão organizadora destas comeorações que, estou certo, irão dignificar o seu nome"- disse.

O presidente do Centro de Estudos Ferreira de Castro, Carlos Castro, aproveitou a oportunidade e lembrando as comemorações dos 50 anos da vida literária apelou ao envolvimento para que as comemorações sejam dignas do escritor. “Apenas o que tiver qualidade perdurará – disse lembrando “que o tempo não perdoa se enquanto comunidade não conseguirmos que o que realizarmos seja ao mais alto nível”