Cinco anos de atividade e conhecimento

Data: 19/12/2012

A biblioteca municipal Ferreira de Castro «cresceu em atividades e em leitores», afirmou a responsável pelo pelouro da cultura na Câmara de Oliveira de Azeméis.

Gracinda Leal, que falava na abertura nas comemorações do 5 aniversário do equipamento, revelou que «é missão da autarquia continuar a disponibilizar o acesso ao conhecimento através do livro e do áudio».

«O balanço é muito positivo», disse revelando que o equipamento, desde a sua abertura (14 de dezembro de 2007), regista cerca de 73 mil documentos emprestados, sendo que 19 mil se referem ao corrente ano.

Relativamente às consultas presenciais registam-se 5.600 por ano, 4.740 inscrições de leitores e 44 mil utilizadores por ano que entram nas salas de leitura.

«São estes valores que nos orgulham e que nos levam a fazer mais e melhor», disse a vereadora.

As comemorações incluíram ainda a abertura da «Grande exposição de livros miniatura», o destaque de alguns leitores e o lançamento do livro «As igrejas e capelas das freguesias de Oliveira de Azeméis».

A exposição de João Lizardo, integra mais de 500 volumes da mais excêntrica de todas as coleções de livros agrupados em oito categorias: fé, poder, jogo, letras, arte, computar, referência e memória.

A mostra, patente até ao dia 26 de janeiro de 2013, reúne volumes que abarcam toda a história dos minúsculos objetos, desde um exemplar com cerca de 4000 anos, a livros de artista contemporâneos, passando por coleções infantis do século XIX e bibliotecas miniatura oriundas de vários países.

O mais pequeno volume exposto mede menos de 3 milímetros de altura, e os maiores não excedem os 10 centímetros.