• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Comissão de Coordenação financia 320 mil euros de projectos culturais

Data: 15/07/2010
Oliveira de Azeméis
Presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, assinou contratos de financiamento no valor de 326 mil euros destinados ao projecto «Bibliomóvel» e ao equipamento do arquivo municipal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou o financiamento do projecto «Bibliomóvel», um serviço de leitura itinerante que a Câmara de Oliveira de Azeméis quer colocar ao serviço da população rural do concelho, com maior dificuldade no acesso à leitura e à informação.

O projecto, apoiado em 75 mil euros pelo ON.2 - O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) , pretende, através de uma carrinha móvel, levar a leitura a zonas rurais e com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais.

O contrato de financiamento foi assinado pelo presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, em sessão realizada na Fundação de Serralves onde foi assegurado ainda o apoio financeiro de 251 mil euros para equipamento do arquivo municipal.

O projecto «Bibliomóvel» fornecerá serviços de leitura aos habitantes mais isolados do concelho ou com poucos recursos procurando combater a iliteracia, criar o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas.

O «Bibliomóvel» funcionará em articulação com a biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC) promovendo acções e eventos em zonas periféricas onde ainda não existem infra-estruturas de leitura pública. Outro objectivo é articular a biblioteca com as colectividades e associações de solidariedade social levando o livro a casa de quem está impossibilitado de se deslocar à BMFC por razões de mobilidade ou distância.

Além de procurar atingir institutições de solidariedade social, a dinamização do «Bibliomóvel» passa ainda pela articulação com programas já existentes na área da acção social: Centro local de apoio ao imigrante e projectos Solis, Re(Agir) e (Re)Aprender.

A autarquia viu aprovada uma outra candidatura relacionada com o arquivo municipal, no valor de 251 mil euros. O financiamento tem a ver com a aquisição de mobiliário e equipamento relacionado com digitalização, soluções informáticas, preservação, restauro de documentos e controlo ambiental.

Os protocolos foram assinados na Fundação de Serralves, na presença de Carlos Laje, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Comissão Directiva do ON.2 e ainda de Carlos Duarte, gestor do Programa Operacional do Norte.

Os documentos rubricados por Hermínio Loureiro integram o lote de um total de 90 candidaturas aprovadas nos sectores da cultura e património da região norte.

O investimento global dos projectos atinge 56 milhões de euros, dos quais a maior parte (30,4 milhões) destina-se à construção de raiz, ampliação e equipamento da rede de bibliotecas e arquivos municipais e ainda à implementação de bibliotecas itinerantes em localidades de fraca densidade populacional, envolvendo 34 concelhos.

Os investimentos financiados, a concretizar-se até 2012, destinam-se a desenvolver e qualificar a oferta de bens, serviços e actividades culturais e patrimoniais da Região do Norte tendo em vista a sua valorização social, económica, turística e cultural.

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]