Concurso nacional de música leva 350 músicos a Oliveira de Azeméis

Data: 30/03/2011

O concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras La Salette» vai ser disputado por 350 músicos de todo o país.

A iniciativa, na IV edição, terá a participação de executantes de 130 concelhos, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O concurso realiza-se entre 16 e 20 de Abril e, na linha das edições anteriores, ultrapassa as três centenas de músicos nas classes de madeiras e metais deixando satisfeito o presidente da autarquia, a entidade responsável pela organização.

«O concurso já atingiu o seu lugar no panorama dos concursos em Portugal, quer pelo número de músicos presentes, quer pela qualidade das execuções», afirma Hermínio Loureiro.

«Além de músicos a residir no país temos inscrições de músicos que estudam e actuam no estrangeiro, o que vem acentuar ainda mais a expressão do evento», salienta.

O maior número de inscrições (220) verifica-se na classe de madeiras com incidência nos escalões infantis e juvenis (mais de 120 músicos). Na classe de metais registaram-se 130 inscrições até 11 de Março, dia em que terminou a recepção das candidaturas.

Entre os concorrentes há músicos portugueses a estudar no exterior, integrando orquestras europeias, e estrangeiros a estudar em Portugal mas com prova de residência no país. Na lista está ainda Pedro Silva, estudante da Universidade do Minho, o único português escolhido para integrar a Orquestra Sinfónica do Youtube.

«A crescente adesão à iniciativa é um excelente estímulo para mantermos o evento no futuro, estimulando o aparecimento de novos valores musicais», afirma o autarca de Oliveira de Azeméis, explicando que «o concelho possui forte tradição musical através da existência de uma academia de música e de seis bandas filarmónicas».

O IV Concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La-Salette» é promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a FAMOA, Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.

As audições decorrem no Cine-teatro Caracas, Academia de Música de Oliveira de Azeméis e escola secundária Soares Basto estando divididas em quatro categorias: Infantil, juvenil, júnior e sénior. Os prémios são entregues no dia 21 de Abril, no concerto dos laureados, pelas 17h00 no cine-teatro Caracas.