Criadores pintam uma nova cidade com recurso à arte

Data: 16/05/2011

Duas dezenas de pintores, oriundos de várias partes do país, pintaram o centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis no âmbito da segunda edição do projecto «Entr'Artes».

O desafio lançado pela autarquia era transpor para a tela imagens e monumentos que captassem mais a atenção dos artistas e estes responderam positivamente.

As telas irão, agora, integrar uma exposição que reunirá todos os trabalhos. Além da pintura, houve quem optasse pelo desenho e pela escultura com recurso à cortiça.

A música, a dança, a poesia e uma mulher estátua ajudaram a criar um ambiente íntimo e artístico nas ruas Bento Carqueja, António Alegria e jardim público.

O ambiente criado á volta da arte deixou o presidente da autarquia satisfeito na visita que fez ao final do dia.

«Esta é uma iniciativa extraordinária que visa aproximar a cultura das pessoas utilizando o centro da cidade para que os artistas possam mostrar o seu talento», afirmou Hermínio Loureiro.

«O projecto tem vindo a recolher a adesão do mundo artístico e o que queremos com ele é ter uma cidade com movimento, animação e muita cultura», disse o autarca considerando que o evento «está numa fase de consolidação e já faz parte do roteiro artístico de Oliveira de Azeméis».

Segundo Hermínio Loureiro, a iniciativa terá continuidade porque a «arte é fundamental pelo que as questões culturais continuarão a ser valorizadas pela autarquia».

O projecto «Entr'Artes» pretende levar os artistas a pintar ao vivo o centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis levando ao conhecimento do público as técnicas de arte, as tendências e a visão dos criadores plásticos.

Outro objectivo é dinamizar o núcleo central da cidade e criar nas pessoas a curiosidade para as artes, com relevância para a pintura.