• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Mais de uma centena de alunos escreveu no «e-conto» sobre a República

Data: 04/10/2010
Oliveira de Azeméis
Arranque das comemorações da República em Oliveira de Azeméis deu-se com a abertura da mostra concelhia de bibliotecas escolares e a entrega dos prémios «E-Conto Comemorar a República»

A inauguração da mostra concelhia de bibliotecas escolares e a entrega dos prémios do conto online «Comemorar a República» abriram o programa municipal das comemorações do centenário da implantação da República em Oliveira de Azeméis.

«Quando estimulados, os alunos demonstram sabem escrever, ter criatividade e ‘agarrar’ episódios históricos como o que estamos a comemorar», afirmou o vereador da educação.

«Este e-conto sobre a República deve ser a semente para o lançamento de outros contos, que devem incluir temas relacionados com o município», defendeu Isidro Figueiredo.

O «E-conto» registou a colaboração de 130 alunos, dos 6º e 9º anos de escolaridade, das escolas básicas e secundárias do concelho, resultando em duas narrações disponíveis no site da BMFC em http://www.bm-ferreiradecastro.com

A Câmara de Oliveira de Azeméis fez coincidir a abertura da mostra de bibliotecas com o início das comemorações da República, «uma feliz coincidência» para a vereadora da cultura.

«Está nas nossas mãos transmitir aos mais novos os valores e os ideais dos homens e mulheres responsáveis pela implantação da República», disse Gracinda leal, considerando importante que se «reflicta e se debata as experiências desse período da história de Portugal».

Os vencedores do «e-conto» foram os alunos do 6º ano das turmas A (EB2,3 Dr. José Pereira Tavares), B e D (EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva). Receberam também prémios as alunas do 9º C Bárbara Henriques e Ana Rita Barros (EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares) e ainda a turma do 9º B (EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão).

A mostra concelhia de bibliotecas escolares 2010 está patente ao público até oito de Outubro na biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC), em Oliveira de Azeméis.

A exposição, que integra o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, reúne trabalhos e iniciativas produzidos no âmbito da promoção do livro e da leitura realizados pelas escolas do município no ano lectivo 2009/2010.

Para Elisabete Carvalho, coordenadora inter-concelhia da rede de Bibliotecas Escolares do Entre Douro e Vouga, a exposição «é o resultado de muitos anos de trabalho e do envolvimento dos alunos, dos agentes educativos e dos professores bibliotecários».

«Em Oliveira de Azeméis não se faz nada ao acaso e o que observamos aqui é a promoção da literacia», sublinhou a responsável.

A implantação da República, que este ano comemora o primeiro centenário, a biodiversidade e a poesia são os temas escolhidos para a exposição deste ano.

Esta quarta-feira, no âmbito do Dia da Biodiversidade, é apresentado às 10h30 na BMFC, o projecto Rios da EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão. A apresentação é feita por Marisa Carvas, coordenadora do projecto eco-escola.

De tarde, às 14h30, é dado a conhecer o atelier Bonecos ecológicos, um projecto da EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, dinamizado pelos alunos do projecto eco-escola.

No dia sete a poesia está em destaque a partir das 15h00 com declamação de poemas e projecção de trabalhos realizados pelos alunos da EB 2,3 Bento Carqueja a partir do livro «Se tu visses o que eu vi», de António Mota.

A edição deste ano encerra com o Dia das Bibliotecas Escolares em dois momentos diferentes: De manhã, às 10h30, há a dramatização da obra «Pê de Pai», de Isabel Martins pelos alunos da oficina de teatro da EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo. À tarde, pelas 14h30, Nuno Pinto, da EB 2,3 de Fajões, apresenta o projecto digital «Descobre as jóias».

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]