Organização antecipou na RTP o mercado à moda antiga

Data: 18/05/2010
Mercado à Moda Antiga mereceu um espaço alargado na RTP

A organização do XIV Mercado à Moda Antiga, que se realiza no dias 22 e 23 de Maio no centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis antecipou, no programa de hoje da «Praça da Alegria» da RTP, o que é que o público vai poder ver e apreciar este fim de semana.

Ana Nadais, do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC), uma das entidades parceiras do evento juntamente com a autarquia, deu a conhecer os objectivos da iniciativa socorrendo-se de alguns dos cenários que vão estar presentes nas principais ruas da cidade.

Na emissão em directo, conduzida no exterior dos estúdios do Porto da RTP, eram visíveis algumas das dezenas de tendas com produtos que integrarão o mercado à moda antiga.

Ao longo dos 20 minutos de emissão o espectador viu a confecção, ao vivo, de alguns pratos e ficou a conhecer o que é o famoso pão de Ul e que a cereja e o mel são, por exemplo, produtos com forte expressão na freguesia de Macinhata da Seixa.

O Museu Regional de Cucujães esteve também presente, mostrando o que irá oferecer ao público que se deslocar este fim-de-semana ao centro de Oliveira de Azeméis.

As tendas e os figurantes presentes, onde foi visível a participação do Rancho Folclórico «As Ceifeiras» de S. Martinho de Fajões, foram um retrato fiel do que será a edição deste ano do Mercado à Moda Antiga.

A actuação da Companhia de Dança Luso-Galaica «Juntos», da freguesia de Fajões, que está a comemorar 20 anos, «fechou» a participação de Oliveira de Azeméis no programa da RTP.

A 14ª edição do Mercado à Moda Antiga é um dos maiores eventos da Área Metropolitana do Porto e irá contar com a participação activa de centenas de associações, artesãos e voluntários.

A iniciativa decorre no centro histórico da cidade onde vão ser reproduzidos os usos e costumes do final do século XIX e início do século XX, através do envolvimento das 19 freguesias do concelho.

É um fim-de-semana para recuar no tempo, partilhar experiências, dançar, cantar e conviver.

O programa inclui um festival de música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas, comes e bebes tradicionais e um espaço dirigido às crianças. No total, estarão presentes cerca de 50 associações culturais, recreativas, desportivas e educativas.

No ano em que se comemora o 1º aniversário da proclamação da República Portuguesa, a organização decidiu avançar com uma reconstituição da data, da responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto.