Património do concelho marca Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Data: 19/04/2013

As características únicas dos monumentos e sítios «tornam este concelho num local único e rico no campo arquitetónico», afirmou a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

«Proteger o património é, por isso, um dever de todos», disse Gracinda Leal na abertura da exposição «O Património histórico da Minha Freguesia» que assinalou, no Arquivo Municipal, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A iniciativa, no âmbito do concurso de fotografia, promovido em parceria com o Clube de História da escola secundária Soares Basto, juntou toda a comunidade dos agrupamentos escolares do concelho e os alunos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

Mariana Santos, aluna do 12º ano, foi a vencedora com a captação artística da Quinta do Barão, situada na freguesia de Loureiro.

Seguiu-se Margarida Oliveira, com o chafariz do largo de S. Miguel, e em terceiro lugar Mariana Pina, com a estátua aos combatentes da Grande Guerra do jardim público da cidade.

Ainda no Arquivo Municipal encontra-se patente a exposição de desenhos que retratam «Um olhar sobre alguns aspetos do património arquitetónico de Oliveira de Azeméis», desenvolvidos pelos alunos do 5º Q da escola preparatória Bento Carqueja no ano letivo de 1993/94 e coordenados pelos professores João Tavares e Maria da Luz Simão.