Pólo de Inovação e Cultura vai surgir em Oliveira de Azeméis

Data: 08/09/2009
Assinatura do protocolo que permitirá a construção do Pólo de Inovação e Cultura
O Grupo Musical Macinhatense e a Câmara de Oliveira de Azeméis assinaram um protocolo de colaboração para a criação do Pólo de Inovação e Cultura, um projecto que pretende ser um espaço de interligação entre os agentes culturais, económicos e a investigação tecnológica e científica.

O documento, que prevê o apoio técnico e financeiro, de 10 mil euros, no âmbito do concurso de ideias do projecto arquitectónico, reconhece que o edifício a construir na freguesia de Macinhata da Seixa, será «um veículo privilegiado à criação de uma cultura de conhecimento e inovação em áreas pouco exploradas até agora, respondendo aos desafios do nosso tempo e antecipando o futuro».

«O conhecimento, a investigação e o desenvolvimento tecnológico são pressupostos essenciais do crescimento económico, do emprego e da coesão social», lê-se no protocolo que define as condições da colaboração institucional para a instalação do Pólo de Inovação e Cultura.

O equipamento, sem esquecer a cooperação com universidades, centros empresariais e instituições, visa constituir-se num instrumento de gestão de programas culturais associando a ele os desafios da inovação, a capacidade de converter ideias em acções e a divulgação da cultura e etnografia da região.

Outro objectivo é o desenvolvimento e a integração dos conhecimentos da região através de seminários e acções culturais, melhorando a qualidade social e recreativa da população com base na diferenciação de valências e em contactos e intercâmbios internacionais.

Para Ápio Assunção, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, «a abrangência do pólo tem entusiasmado entidades desde universidades, empresas e associações empresariais e culturais».

Trata-se de um projecto que «não é de interesse exclusivo de Macinhata da Seixa ou de Oliveira de Azeméis mas de toda a região», afirmou o autarca.

O projecto foi apresentado à autarquia em 2006 e é, segundo Ápio Assunção, uma oportunidade para potenciar a importância do município, colocando-o num nível de desenvolvimento superior com os apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

«É nossa política apoiar todas as iniciativas válidas em prol do desenvolvimento seja ele de índole cultural, desportivo, social ou económico», disse Ápio Assunção, anunciando que neste mandato a Câmara Municipal já pagou 11,7 milhões de euros de subsídios a instituições.

• Polo de Inovação e Cultura