• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Serão de Contos coroa Presépios na Biblioteca Municipal

Data: 07/01/2016
Oliveira de Azeméis
Serão de Contos e Cerimónia de Entrega dos Prémios

Para encerrar a 8.ª edição do Concurso de Presépios, e no sentido de assinalar a Noite de Reis, a Biblioteca Municipal promoveu um serão de contos que integrou a Cerimónia de Entrega dos Prémios aos laureados deste ano.

A sessão contou com a presença de Rui Ramos, natural do Porto, que deu vida a uma noite fria e chuvosa, estimulando a imaginação e criatividade de todos os ouvintes.

Para o contador «a crise só se vence com a imaginação. A imaginação é uma ferramenta, uma capacidade de visualizar, projetar, antever, explorar e experimentar ideias e conceitos antes de os concretizar. A imaginação é fundamental para a resolução de qualquer problema.»

O contador de histórias, autor, ilustrador, formador e, por vezes falcoeiro, começou a narrar profissionalmente em 2009 sendo o seu repertório repleto de lendas e fábulas, mitos e rábulas, que dão vida às histórias, curtas e compridas, tradicionais ou radicais.

No âmbito do concurso de presépios o júri premiou, na categoria infantil, o trabalho realizado pela Escola Básica do Picoto, com o título «Família».

Na categoria juvenil ficou a Escola Básica e Secundária de Fajões, com a obra «Uma Casa Diferente».

O Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo venceu a categoria sénior com o presépio, intitulado «Já nasceu o menino».

O público também valorou os trabalhos e atribuiu ao presépio à Escola do Cruzeiro nº1 de Macinhata da Seixa o primeiro lugar da categoria infantil.

Na categoria juvenil ficou mais uma vez a Escola Básica e Secundária de Fajões, e na categoria sénior, o presépio do Lar de Santa Teresinha.

O concurso, lançado em 2014, contou com um total de 29 participantes: 16 na categoria infantil, 2 na categoria juvenil e 11 na categoria sénior.

Para Gracinda Leal, que presidiu a esta cerimónia, «trata-se de uma iniciativa que proporciona a todos os participantes uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizando-os para a tradição cultural da construção do presépio».

«Promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual, criando condições para a fruição literária, científica e artística é uma das minhas missões», disse a responsável pelo pelouro da cultura agradecendo a todos pela participação neste projeto.

A cerimónia encerrou com a tradicional sessão de contos, a cargo de Rui Ramos, que presenteou todos os presentes com uma viagem pelos mundos de encantar, onde todos os presentes poderam entrar e sonhar.


A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promoveu um Serão de Contos que integrou a Cerimónia de Entrega dos Prémios...

Publicado por Azeméis é Vida em Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]