Talentos musicais apreciados em concerto

Data: 09/04/2012
Frederic Cardoso, 1º lugar em clarinete sénior

Cerca de quatro centenas de jovens músicos participaram na 7ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro «Terras de La Salette», estando, pela primeira vez, aberto à participação de músicos de outros países.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, «a expressão local, regional e nacional, aliado ao talento dos músicos, esteve na origem da internacionalização do concurso lançado em 2006».

«O concurso atingiu, em tão pouco tempo, uma projeção que nos deixa muito satisfeitos concretizando o objetivo da autarquia de promover a música e a cultura e contribuir para o aparecimento de novos talentos musicais», afirmou o autarca durante a apresentação do concerto de laureados.

«No município de Oliveira de Azeméis continuamos a apostar nas políticas culturais enquanto estratégias de marcação de um território», disse, fazendo referência às instituições espalhadas no concelho e responsáveis pela afirmação dos valores culturais.

«Este concurso, de prestígio e relevância nacional, já faz parte do Plano Municipal da Cultura, pelo que desafio a organização a planear já a 8ª edição», colmatou Hermínio Loureiro.

De acordo com Gracinda Leal, vereadora do pelouro da cultura, «a música é considerada a rainha das manifestações culturais».

«Esta competição ultrapassou fronteiras e conseguiu atingir os objetivos inicialmente propostos pela autarquia de despertar novos talentos e fomentar a aproximação entre os músicos».

Promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a FAMOA, Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, o concurso reuniu ao longo de cinco dias músicos de 141 municípios, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O concurso registou a participação de concorrentes em todos os instrumentos (flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone tenor e tuba/bombardino) nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior.

• Francisca Patrocínio, 1º lugar no fagote infantil
  • João Pereira, 1º lugar em bombardino infantil