• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Telmo Martins homenageado na estreia nacional de «Um Funeral à Chuva»

Data: 04/06/2010
Oliveira de Azeméis
A Câmara Municipal homenageou Telmo Martins, um dos muitos valores culturais do município.

O realizador Telmo Martins, autor da longa-metragem «Um Funeral à Chuva» que estreou esta quinta-feira nas salas de cinema, foi homenageado pela Câmara de Oliveira de Azeméis numa sessão onde o jovem cineasta, natural do concelho, viu ser distinguido o seu profissionalismo no mundo da sétima arte.

«Em Oliveira de Azeméis gostamos de valorizar os que se distinguem em todos os domínios desde as artes, ao desporto, à cultura e ao universo empresarial», afirmou o presidente da autarquia, justificando a homenagem ao jovem realizador, no mesmo dia em que a película estreou nas principais salas do país.

Hermínio Loureiro elogiou a elevada capacidade profissional de Telmo Martins que, sem «grandes recursos» e num «mundo de grandes dificuldades como é o do cinema», conseguiu a proeza de produzir uma longa-metragem.

«Vocês já estão também na história de Oliveira de Azeméis», disse o autarca desejando «que este filme seja o primeiro de outros sucessos». Referindo-se à longa-metragem, Hermínio Loureiro frisou que «este é um sonho que muitos têm mas que poucos conseguem realizar pelo que temos de reconhecer a coragem, a criatividade e a irreverência de toda a equipa e dar uma palavra de incentivo para o futuro».

O autarca realçou «o orgulho enorme que o município tem nos seus filhos» e lançou o desafio à equipa técnica para que, no futuro, possa aproveitar as imagens maravilhosas que o concelho tem para outras produções cinematográficas.

O filme «Um Funeral à Chuva, que é a primeira longa-metragem de Telmo Martins, custou 80 mil euros, uma verba que o próprio realizador considera insignificante comparada com os milhões de euros gastos noutras produções.

«Decidimos investir tudo neste projecto, à espera do retorno financeiro, uma vez que todos os subsídios sempre foram negados pelos organismos de apoio à produção cinematográfica», disse o jovem realizador, natural da freguesia de Carregosa.

Para o cineasta de 31 anos, que frequentou o curso de Design Multimédia e algumas disciplinas de Cinema da Universidade da Beira Interior, «o filme é a concretização de um sonho mas também uma chamada de atenção para que as pessoas, apesar das dificuldades, nunca se devem resignar».

Embora sem apoios financeiros e subsídios estatais o filme está desde quinta-feira no circuito comercial contando com a interpretação de actores profissionais da televisão e do cinema.

«Um Funeral à Chuva» é um «filme divertido, que apela à reflexão e faz a apologia da amizade», disse, por seu turno, a actriz Sílvia Almeida, também natural de Carregosa.

Para Jorge Oliveira e Silva, presidente da Assembleia Municipal, e Diamantino Melo, presidente da junta de freguesia de Carregosa, o concelho «sai prestigiado com pessoas deste valor e com um futuro promissor à sua frente, deixando orgulhosos a freguesia e o município».

«Um Funeral à Chuva» foi gravado na Covilhã em Setembro e Outubro de 2009 e relata a história de sete amigos - antigos estudantes da Universidade da Beira Interior - que se voltam a reunir passados dez anos devido à morte de um deles. O grupo inicia uma jornada de auto-descoberta sobre a essência da amizade verdadeira.

O filme conta nos principais papéis com os actores Alexandre Silva, Hugo Tavares, Pedro Diogo, Pedro Gorgia, João Ventura, Luís Dias, Sandra Santos e Sílvia Almeida.

Telmo Martins já realizou diversas curtas-metragens desde 2002, algumas das quais premiadas. Entre elas destaca-se Crosswalk, vencedora do concurso mundial do portal canadiano iStockphoto e galardoada no Festival Internacional de Cinema de Tróia (2007).

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Casa Museu Ferreira de Castro Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]