• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Telmo Martins homenageado na estreia nacional de «Um Funeral à Chuva»

Data: 04/06/2010
Oliveira de Azeméis
A Câmara Municipal homenageou Telmo Martins, um dos muitos valores culturais do município.

O realizador Telmo Martins, autor da longa-metragem «Um Funeral à Chuva» que estreou esta quinta-feira nas salas de cinema, foi homenageado pela Câmara de Oliveira de Azeméis numa sessão onde o jovem cineasta, natural do concelho, viu ser distinguido o seu profissionalismo no mundo da sétima arte.

«Em Oliveira de Azeméis gostamos de valorizar os que se distinguem em todos os domínios desde as artes, ao desporto, à cultura e ao universo empresarial», afirmou o presidente da autarquia, justificando a homenagem ao jovem realizador, no mesmo dia em que a película estreou nas principais salas do país.

Hermínio Loureiro elogiou a elevada capacidade profissional de Telmo Martins que, sem «grandes recursos» e num «mundo de grandes dificuldades como é o do cinema», conseguiu a proeza de produzir uma longa-metragem.

«Vocês já estão também na história de Oliveira de Azeméis», disse o autarca desejando «que este filme seja o primeiro de outros sucessos». Referindo-se à longa-metragem, Hermínio Loureiro frisou que «este é um sonho que muitos têm mas que poucos conseguem realizar pelo que temos de reconhecer a coragem, a criatividade e a irreverência de toda a equipa e dar uma palavra de incentivo para o futuro».

O autarca realçou «o orgulho enorme que o município tem nos seus filhos» e lançou o desafio à equipa técnica para que, no futuro, possa aproveitar as imagens maravilhosas que o concelho tem para outras produções cinematográficas.

O filme «Um Funeral à Chuva, que é a primeira longa-metragem de Telmo Martins, custou 80 mil euros, uma verba que o próprio realizador considera insignificante comparada com os milhões de euros gastos noutras produções.

«Decidimos investir tudo neste projecto, à espera do retorno financeiro, uma vez que todos os subsídios sempre foram negados pelos organismos de apoio à produção cinematográfica», disse o jovem realizador, natural da freguesia de Carregosa.

Para o cineasta de 31 anos, que frequentou o curso de Design Multimédia e algumas disciplinas de Cinema da Universidade da Beira Interior, «o filme é a concretização de um sonho mas também uma chamada de atenção para que as pessoas, apesar das dificuldades, nunca se devem resignar».

Embora sem apoios financeiros e subsídios estatais o filme está desde quinta-feira no circuito comercial contando com a interpretação de actores profissionais da televisão e do cinema.

«Um Funeral à Chuva» é um «filme divertido, que apela à reflexão e faz a apologia da amizade», disse, por seu turno, a actriz Sílvia Almeida, também natural de Carregosa.

Para Jorge Oliveira e Silva, presidente da Assembleia Municipal, e Diamantino Melo, presidente da junta de freguesia de Carregosa, o concelho «sai prestigiado com pessoas deste valor e com um futuro promissor à sua frente, deixando orgulhosos a freguesia e o município».

«Um Funeral à Chuva» foi gravado na Covilhã em Setembro e Outubro de 2009 e relata a história de sete amigos - antigos estudantes da Universidade da Beira Interior - que se voltam a reunir passados dez anos devido à morte de um deles. O grupo inicia uma jornada de auto-descoberta sobre a essência da amizade verdadeira.

O filme conta nos principais papéis com os actores Alexandre Silva, Hugo Tavares, Pedro Diogo, Pedro Gorgia, João Ventura, Luís Dias, Sandra Santos e Sílvia Almeida.

Telmo Martins já realizou diversas curtas-metragens desde 2002, algumas das quais premiadas. Entre elas destaca-se Crosswalk, vencedora do concurso mundial do portal canadiano iStockphoto e galardoada no Festival Internacional de Cinema de Tróia (2007).

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]