Volta a Portugal para Futuros Campeões

Data: 27/06/2017

A 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição exclusiva para corredores do escalão Sub-23, vai para a estrada entre os dias 29 de junho e 2 julho. As 12 equipas em prova vão ter pela frente quatro etapas que totalizam 595,8 quilómetros.

Com o início marcado para Oliveira de Azeméis, o pelotão vai seguir a rota do maciço central. Oliveira do Hospital, Arganil, São Pedro do Sul, Tondela e Sabugal são os marcos significativos desta Volta a Portugal do Futuro que termina, no domingo, 2 de julho, na estreante vila de Alcains, concelho de Castelo Branco.

Para Joaquim Gomes, diretor da prova, a quilometragem média diária anormalmente longa, cerca de 150 quilómetros por etapa, marcará a edição deste ano da Volta a Portugal do Futuro que ainda terá, nos três primeiros dias, uma forte componente montanhosa. “A passagem na Serra de São Macário, no segundo dia, vai relevar os homens mais bem preparados e entregar o título de etapa Rainha a esta tirada.”

Vencedor da primeira edição da Volta a Portugal do Futuro, em 1993, Joaquim Gomes acredita que a classificação estará em aberto até ao último dia. “A participação exclusiva de equipas com corredores que aspiram chegar à Elite do ciclismo pode proporcionar autênticas reviravoltas classificativas até à meta em Alcains.

Acredito que estejam garantidas as condições para um excelente espetáculo desportivo, assim o empenho e a irreverência do jovem pelotão o permita”, conclui o diretor de prova.

Percurso para Campeões de Futuro

1ª Etapa || 29 junho 2017 – Oliveira de Azeméis – Oliveira do Hospital | 146,1 Km

A etapa das “Oliveiras” – Azeméis, Frades e Hospital
Com pouco mais de 146 quilómetros, a etapa inaugural da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros vai sair de Oliveira de Azeméis às 11h40 e apresenta a particularidade de passar também em Oliveira de Frades para chegar a Oliveira do Hospital.

Com um percurso sinuoso na primeira metade da etapa, a passagem na Serra do Caramulo, a aproximadamente 70 quilómetros do final, representa o último grande obstáculo orográfico. O traçado inicial da etapa provocará danos irrecuperáveis ao pelotão que, muito certamente, se apresentará bastante fracionado na meta, por volta das 15h45 onde será revelado o primeiro Camisola Amarela Liberty Seguros.